José Leonardo defende junto do Governo investimentos estruturantes para o Faial

0
48
DR
DR

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, foi recebido, em audiência, na tarde desta terça-feira, pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro. Em cima da mesa esteve um conjunto de investimentos considerados estruturantes para o desenvolvimento da ilha do Faial.

No final do encontro, José Leonardo Silva, em declarações aos jornalistas, salientou a disponibilidade da Câmara Municipal da Horta para, “de uma forma leal e construtiva, ser parceira do Governo, mas tendo presente o princípio da defesa do Faial e dos Faialenses”.

“Foram vários os assuntos que coloquei ao senhor Presidente do Governo, entre os quais a construção da Nova Frente Mar na cidade da Horta, porque havia um compromisso com o Governo anterior para isso mesmo. O senhor Presidente mostrou-se sensível e com grande vontade de resolver essa questão e de realizarmos parcerias no futuro”, referiu o autarca.

Entre os vários temas, foi, igualmente, discutido o futuro das obras no Porto da Horta, justamente porque “trata-se de uma obra fundamental para o desenvolvimento do Faial e dos Açores e a nossa posição em relação a este assunto é muito clara: Achamos que, depois dos estudos que estão a ser levados a cabo pelo LNEC, ou outros, e havendo a certeza que não está posta em causa nenhuma das situações que a Câmara Municipal e a Comissão Municipal para os Assuntos do Mar evidenciaram, não devemos perder mais tempo e avançar com a obra. Devemos ter um timing para que sejam tomadas as decisões e avançar, para que uma obra fundamental para o Faial não fique parada e perdida no tempo”, acrescentou.

O Aeroporto da Horta e o futuro da gateway também esteve em cima da mesa. No entender de José Leonardo Silva, “as notícias que ouvimos sobre as gateways não são positivas para a ilha do Faial e para o futuro dos investimentos que estão a ser projetados para a nossa ilha, como é o caso de dois hotéis. Queremos investimentos nestas rotas, mais Turismo e mais gente para o Faial, no seguimento do trabalho que desenvolvemos, nomeadamente o estudo prévio para o aumento da pista”.

Também a segunda fase da Variante à cidade da Horta esteve em análise. Mais uma vez o Presidente da Câmara da Horta frisou a importância deste investimento para o Faial e recorda que a parceria com os bombeiros levou à instalação do Quartel em terreno municipal, na Zona Industrial, num investimento que, conjugado com as obras da frente mar e com a colocação da construção da Variante no leque de investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência do Governo da República, “justifica avançarmos para a segunda fase da variante”.

O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, afirmou aos jornalistas que esta reunião foi encarada como “uma agenda de oportunidades” e disse que “os compromissos anteriormente assumidos terão continuidade”.

“O sentido de responsabilidade e a experiência executiva que ambos temos, permitiu-nos ver que estas são oportunidades que ajudarão a potenciar e a desenvolver a importância da Horta enquanto Município e do Faial enquanto Ilha, para o desenvolvimento da Região”, salientou José Manuel Bolieiro, garantindo que, sinalizadas as prioridades, “vamos procurar enquadrá-las neste projeto plurianual, quer no Plano e Orçamento da Região, quer para com os fundos comunitários e articularmos a sua execução.”

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO