José Leonardo entrega estudo da ampliação da pista do aeroporto a Vasco Cordeiro

0
13

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, apresentou no dia 08 de maio ao Presidente do Governo Regional o estudo relativo à ampliação da pista do aeroporto da Horta, elaboradopor um grupo de trabalho(presidido pelo ex-diretor do aeroporto) criado pela Câmara a que preside.
O documento, propõe a ampliação da pista dos atuais 1.600 para 2.050 metros de comprimento, em terrenos conquistados ao mar, e por um valor de 35 milhões de euros, o qual é substancialmente inferior ao inicialmente previsto (73 milhões de euros).
Apesar de o presidente da Câmara Municipal da Horta, ter afirmado nessa reunião no Palácio de Sant`Ana que a ampliação da pista visa “ter na ilha do Faial mais gente, mais economia que criará emprego e dará uma sustentabilidade relevante”, o líder do Governo Regional considera, acerca desse estudo, que deve ser a empresa privada Vinci, que explora aquele aeroporto e outros da região, a assumir financeiramente a obra.
Vasco Cordeiro referiu ainda, a este propósito,que“nós temos uma empresa privada que retira receitas dos aeroportos da região que estão subordinados à concessão e esse dado, necessariamente, tem que estar presente na análise da assunção de responsabilidade financeiras”.
José Leonardo classifica aquele documento “de documento de pressão”, salientando que a expetativa da Câmara da Horta “é que este estudo seja avaliado e se encontre soluções para o nosso aeroporto”. Neesse sentido, anunciou que, ainda esta semana, decorrerá a entrega do processo ao Conselho de Administração da ANA/VINCI, estando, ainda, a ser conciliadas agendas no sentido de o mesmo procedimento ser realizado junto do Governo da República.
Considerando que o estudo realizado é “sério e credível”, o autarca entende que “merece ser analisado e que se pronunciem sobre ele”, no sentido de se encontrar soluções para o Aeroporto que permitam ter “mais gente, mais economia e mais turismo”, na ilha do Faial. g

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO