José Malhoa, FF e tributo a Michael Jackson na Semana do Mar 2013

0
19

O palco principal da Semana do Mar 2013 vai contar com José Malhoa, FF e tributo a Michael Jackson, que se juntam assim aos já confirmados UHF. O programa da maior festa do Faial, que se realiza de 4 a 11 de agosto, foi apresentado esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal da Horta. João Castro frisou a aposta na “prata da casa” para o principal palco da festa e, na vertente náutica, destacou a presença de mais de mil desportistas. Feira Gastronómica, Expomar, Feira Regional de Artesanato e Feira do Livro mantêm-se, assim como os palcos para o folcore e para as filarmónicas.

Na apresentação da Semana do Mar 2013, João Castro destacou a antecipação na preparação do evento, que arrancou logo após a edição de 2012. O autarca frisou o facto da festa ter “muito Mar”, como é habitual, salientando a 25.ª edição da Atlantis Cup. Para além da Vela de Cruzeiro, marcam presença a vela ligeira, a canoagem (com a realização do Campeonato Regional), a pesca, os botes baleeiros, os mini-veleiros, entre outras modalidades.

No palco principal, metade das atuações está a cargo da prata da casa: Alexandre Gualdino, Desbunda+1 e, como já é tradição, a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta figuram no cartaz. Destaque para a atuação da Banda de Sopros do Faial, criada com músicos das filarmónicas da ilha para comemorar o 10.º aniversário da reabertura do Teatro Faialense, que marca presença no palco principal, a par dos  grupos regionais Só Forró e Fadalistas.

No palco da Avenida estarão os grupos folclóricos e de cantares da ilha, e ainda convidados de outras paragens, com a presença de grupos da Beira Baixa, de Viana do Castelo e de Taiwan.

Uma novidade no programa deste ano é a tentativa de estabelecer o recorde do Guiness de maior número de pessoas a bailhar chamarrita em simultâneo, agendada para o último dia da festa.

No Largo do Infante estará, como habitualmente, o palco reservado às filarmónicas, com atuações das bandas locais.

A Feira Gastronómica volta a realizar-se, com destaque para o peixe e a carne dos Açores, bem como a Expomar e a Feira Regional de Artesanato, na Marina. A Biblioteca Pública acolhe, como é habitual, a Festa do Livro.

Também o Corso Etnográfico se mantém, realizando-se no primeiro domingo de festa, novidade introduzida em 2012.

A Semana do Mar 2013 está orçada em cerca de 200 mil euros, menos 50 mil que em 2012. A verba que diz respeito aos cofres da autarquia é, no entanto, a mesma que no ano passado: cerca de 150 mil euros. Em tempos de crise, João Castro destaca o trabalho dos recursos humano da autarquia e o esforço dos voluntários que se envolvem na Semana do Mar: “a Semana do Mar vive daquilo que cada um tem para dar e isso cria nas pessoas uma relação afetiva com o evento”, disse.

A finalizar a apresentação do programa escutou-se pela primeira vez a marcha oficial da Semana do Mar 2013, interpretada por Liliana Bulcão, com letra de Victor Rui Dores e música de Fernando Goulart.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO