José Manuel Bolieiro e Artur Lima estiveram hoje no Pico com ex-trabalhadores da COFACO

0
40
blank

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Vice-Presidente do Executivo, Artur Lima, deslocaram-se hoje à ilha do Pico para um encontro com alguns ex-trabalhadores da COFACO que já receberam o apoio devido resultante do diálogo entre o Governo Regional e o Governo da República.

“Houve um tempo em que se reclamou, se propôs uma lei, se exigiu a regulamentação e se reivindicou o pagamento”, e agora o momento, declarou José Manuel Bolieiro, é de “sinalizar e congratular” todos os envolvimentos pelo avançar do pagamento do “que era devido” a estes profissionais.

“No mês passado tive a oportunidade de anunciar que tínhamos, entre o Governo Regional, designadamente a Vice-Presidência do Governo, e o Secretário de Estado da Segurança Social, chegado a um entendimento que o pagamento seria feito no mês de fevereiro. Alguns duvidaram. Mas hoje estamos aqui a confirmar que o pagamento está feito”, concretizou o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro reforçou que a postura do XIII Governo Regional dos Açores é de estar “pronto para fazer” e “reivindicar” pelo que é justo, mas também de apresentar “reconhecimento quando estão cumpridas as obrigações”, neste caso do Governo da República.

Em janeiro, o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, havia anunciado, após conversas com a Secretaria de Estado da Segurança Social, uma “plataforma de entendimento e de compromisso” para a “aplicação efetiva do programa especial de apoio aos ex-trabalhadores da COFACO”.

Segundo Artur Lima, em resultado de uma “postura construtiva” e de um “diálogo responsável” entre as partes, “ficou estabelecido que o processamento dos apoios sociais devidos” seria feito em janeiro “e o respetivo pagamento na primeira quinzena de fevereiro”, o que se verificou.