Junta de Núcleo do Faial do CNE comemora 20 anos com ano de atividades escutistas

0
12
A Junta de Núcleo do Faial do CNE (Corpo Nacional de Escutas) comemora 20 anos no dia 11 de julho, mas as comemorações já estão a decorrer desde o ano passado. Este órgão insere-se na Junta de Núcleo Regional dos Açores, órgão máximo regional do escutismo. 
A Junta de Núcleo do Faial surgiu em 1996 depois da formação do quarto agrupamento na ilha e atualmente é composto por sete agrupamentos, nomeadamente o 171 – Angústias, 973- Ribeirinha, 1064 – Conceição, 1083-Flamengos, 1098 – Castelo Branco, 1152 – Feteira, 1314 – Pedro Miguel. 
Pedro Soares é o atual Chefe de Núcleo do Faial. Começou o seu primeiro mandato em 2014 e termina no ano que vem. O Chefe de Núcleo do Faial falou-nos da realidade do Escutismo do Faial e do trabalho que é realizado pela Junta de Núcleo.
Neste momento estão ativos 238 escuteiros, no Núcleo do Faial, divididos pelas quatro secções e dirigentes, a 1ª secção, os Lobitos, composta por crianças entre os 6 e os 10 anos tem neste momento 70 crianças. A 2ª secção são os Exploradores, com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos, que conta  com 51 elementos. 
A 3ª secção são os Pioneiros, jovens entre os 14 e 18 anos, que  é composta por 43 elementos e a 4ª secção são os Caminheiros, jovens adultos, entre os 18 e 22 anos, composta por 11 elementos. O Núcleo do Faial tem, neste momento, ao serviço 63 dirigentes, ou chefes, com idade superior a 23 anos. Estes são os números dos sete agrupamentos ativos na ilha do Faial.
A Junta de Núcleo do Faial é o órgão máximo do CNE na ilha, é constituído por um conselho, chamado Conselho de Núcleo.  Neste orgão reúnem-se todos os dirigentes, candidatos a dirigentes e caminheiros, que têm direito de voto em toda a matéria do Núcleo. 
O Núcleo funciona com um plano de ação, o PAN (Plano de Ação do Núcleo), e um orçamento, todas as atividades planeadas pelo Núcleo estão previamente inseridas no PAN e devidamente orçamentadas.
 Nos concelhos de núcleo são apresentadas atividades e colocadas a aprovação, além desta parte burocrática, o Núcleo dinamiza de quatro em quatro anos uma grande atividade –  o Acanuc. O último aconteceu em Julho do ano passado, é um acampamento que reúne todas as secções de todos os agrupamentos do Núcleo do Faial. 
Nos restantes três anos são preparadas atividades pelos vários departamentos do Núcleo. Existe um departamento para cada secção: Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, depois existem os departamentos de Proteção Civil e Ambiente, Voluntariado e Ação Social, o departamento que dá a cara por todas as campanhas que o Núcleo apoia. O departamento de Saúde, que gere todo o equipamento e apoios necessários para as atividades na área da saúde e o departamento de Equipamentos e de Bens, que gere todo o espólio que se traduz, na sua maioria, em equipamento para campo.
Os vários departamentos trabalham ao longo do ano para atividades do Núcleo, seja para cada departamento, ou para as grandes atividades. 
 
Leia a reportagem completa na nossa versão impressa 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO