Lagoa assinala semana Europeia de Prevenção de resíduos

0
58
blank

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa- CEFAL, assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020, de 21 a 29 de novembro, através da realização de várias iniciativas.

Sobre o mote “Resíduos invisíveis”, o CEFAL vai dinamizar três atividades distintas, sendo que a primeira ação foi realizada hoje. Tratou-se de uma limpeza da orla costeira aos Poços da Atalhada, onde o principal intuito passou pela recuperação de plásticos, que afetam mundialmente o planeta e mais precisamente o ambiente marinho, sendo, de acordo com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, 70% do lixo marinho constituído por plásticos e os restantes 30% correspondem a outros materiais, como vidro, papel, metal e têxteis.
Desta ação os resíduos retirados foram, depois, separados, contabilizados e pesados. No total, foram contabilizados 15 quilos de resíduos, sendo 7 quilos de plásticos rígidos; 1.5 quilos de embalagens PET; 0.5 quilos de cordas; 2.5 quilos de resíduos sólidos urbanos indiferenciados; 3 quilos de vidro; 0.5 quilos de esponjas e 0.5 quilos de microplásticos. De salientar que, limpeza após limpeza, a equipa do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa tem denotado uma diminuição na recolha destes resíduos, sendo um fator positivo demonstrativo da tomada de consciência de todos, em relação à proteção do meio ambiente.
Durante a semana, o CEFAL irá distribui aos funcionários da edilidade, um panfleto com algumas dicas sobre o combate aos resíduos invisíveis, com o principal objetivo de informar e consciencializar sobre a grande quantidade de desperdício que todos nós, inconscientemente, geramos, mais especificamente no local de trabalho, lojas, ou no nosso ambiente familiar, em casa, principalmente na preparação das refeições. De referir que, a alimentação pesa 30% na pegada ecológica dos portugueses, mais do que o consumo de energia ou transportes, sendo Portugal, segundo um estudo da Universidade de Aveiro, o país mediterrânico com a maior pegada alimentar per capita.

Finalmente, o CEFAL e os colaboradores da edilidade afetos ao Parque de Resíduos de Lagoa, irão visitar o Ecoparque da ilha de São Miguel, por forma a assistirem a uma ação de sensibilização sobre o processo de triagem dos resíduos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO