LAGOA OCEAN RACE PROMOVE DESPORTO DE MAR E ORLA COSTEIRA

0
13
blank

A Lagoa recebeu este fim-de-semana a 3ª edição do Lagoa Ocean Race, um evento que se
revelou um sucesso de acordo com a organização. Tratou-se de uma verdadeira festa do desporto de mar, associando competição e convívio.
A prova organizada pelo Clube Náutico de Lagoa, Associação Regional de Canoagem dos Açores e Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e Juntas de Freguesia do Rosário e Santa Cruz, contabilizou um total de cerca de 120 participantes, de 20 equipas de várias zonas do país.
A dupla Henrique Oliveira e Rodrigo Santos, do Clube Fluvial Vilacondense, na categoria de
seniores masculinos, venceu a prova que contou para o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar III. A nível individual, Bernardo Pereira, do Clube Naval da Calheta, atual campeão do mundo de SS1 júnior e tricampeão nacional em título, terminou a prova em primeiro lugar. Luísa Pereira do Clube Centro Treino Mar, venceu em juniores femininos. Outros vencedores da prova foram: Diogo Figueira (CF Vilacondense) em absolutos masculinos; Marina Amorim (CF Vilacondense)
em absolutos femininos; Luís Ventura (CC Setúbal) em master A masculino; Pedro Bartolomeu  (Angral C) em master B masculinos; José Carmo (CF Vilacondense) em master C masculinos; Joana Sousa (CF Vilacondense) em seniores femininos; Maria Barros (CAL Terceira) em master C femininos; Tiago Cunha e Francisco Faria (CF Vilacondense) em juniores masculinos e José Ramos e Inês Esteves (CNL Alentejano) em absolutos mistos.
De acordo com Rui Dias, Presidente do Clube Náutico de Lagoa, revelou “um balanço muito
positivo da prova. Tivemos a maior afluência de sempre e um feedback positivo de todos os
participantes. Apesar das condições do vento e do mar não terem sido as ideias para a prática da canoagem, os percursos foram alterados e acabámos por proporcionar a melhor prova possível aos atletas. Para muitos, foi mesmo considerada a melhor prova do ano em Portugal”. O dirigente adiantou que “em princípio, esta prova regressará à Lagoa em 2024”.