Lagoa. PSD indigna-se com acordo para instalar Academia de Futebol no Tecnoparque

0
8

A Comissão Política Concelhia do PSD/Lagoa e os eleitos social democratas na Câmara e na Assembleia Municipal, manifestaram hoje a sua indignação face à notícia divulgada na imprensa local, de que a autarquia e a Santa Clara Açores-Futebol SAD terem praticamente fechado um acordo para a cedência de um espaço na zona do Tecnoparque para construir a sua Academia de Futebol.

Os social democratas consideram “a decisão inaceitável”, lamentando que os vereadores do PSD “tenham sido colocados à margem do processo e que tenha sido sonegada toda e qualquer informação sobre o mesmo. Ainda mais numa matéria desta importância, e que de acordo com a referida notícia, já se encontra numa fase muito avançada, incluindo até os projetos de arquitetura”, dizem.

“Que motivos justificam o facto deste processo ter sido escondido de uma parte dos eleitos na Autarquia pelo povo lagoense?”, questionam.

Para a concelhia do PSD, aquela eventual opção “já deveria ter sido objeto de avaliação e discussão prévia em sede da própria Assembleia Municipal”.

Além disso, “está em causa ocupar aparentemente uma área tão significativa como são dois relvados para a prática de futebol, num espaço limitado em termos de superfície, sem qualquer enquadramento em matéria de planeamento urbano”.

Relembrando que “a vocação principal do Tecnoparque não se coaduna com aquele propósito, tanto mais que possui infraestruturas e arruamentos de elevada qualidade, a que corresponderam investimentos avultadíssimos financiados diretamente e indiretamente pelo orçamento camarário”, acrescentam.

E questionam igualmente sobre “que mais valia representarão dois relvados para o desenvolvimento de um Tecnoparque?”.

Para o PSD/Lagoa “é fundamental que a Câmara da Lagoa dê prioridade aos apoios aos clubes desportivos do concelho, quer no futebol quer noutras modalidades, cujas dificuldades são conhecidas”.

Assim, a Comissão Política e os eleitos do PSD na autarquia da Lagoa, “nada têm contra a criação da Academia do Santa Clara e da eventual mudança das suas instalações para o nosso concelho. Pelo contrário, entendemos que seria de mútuo interesse”.

“E, da mesma forma, concordamos que a autarquia possa colaborar nesse objetivo, mas com toda a transparência”, referem.

Porém, o local adequado “não é seguramente o que está a ser negociado, havendo inúmeras alternativas que poderão servir aquele objetivo sem comprometer um espaço com uma vocação tão distinta”, adiantam.

“Esperamos que a Câmara da Lagoa esclareça, urgentemente, os vereadores do PSD e os lagoenses sobre este assunto, e que procure outras alternativas de localização para acomodar o projeto em causa, garantindo que a sua concretização nunca será no Tecnoparque. Sempre sem esquecer e dando prioridade aos clubes do concelho”, concluem.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO