Lagoa reconhecida pela excelência da qualidade da água para consumo humano

0
5
DR/CML
DR/CML

Pela terceira vez, a Câmara Municipal de Lagoa recebeu o galardão “Selo de Qualidade de Água para consumo Humano” atribuído, anualmente, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA).

Estes resultados, referentes ao ano de 2019, indicam que a água da torneira no concelho lagoense mantem os mais elevados padrões de excelência, registando 99,85% de qualidade no indicador “Água Segura”, tendo obtido um valor acima da referência no que diz respeito aos Açores, com 99.02%. Por sua vez,  a região obteve o mais alto valor dos últimos dez anos.

De salientar que, na Lagoa, apenas se registou um incumprimento nas 672 análises efetuadas no âmbito do Controlo de Qualidade da Água de 2019, um resultado que, no entender de Nelson Santos, Vereador com responsabilidade na área do ambiente, “mostra o zelo e que o trabalho realizado pelos funcionários autárquicos tem sido, de facto, determinante para a qualidade da água para consumo humano no concelho”.

O galardão “Selo de Qualidade de Água para consumo Humano” da ERSARA visa premiar as entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água, que tenham assegurado uma qualidade exemplar da mesma para consumo humano.

Relembra-se que, a Lagoa já recebeu esta distinção nos anos 2015, 2017 e 2019, verificando-se, na última década, resultados muito positivos com os valores de cumprimento acima dos 99%, o que revela a excelência da água lagoense e reforça a confiança dos munícipes para o consumo da água da torneira.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO