Lançado concurso para reabilitação da cobertura da Trinity House

0
92
DR / SRCTD

O Governo Regional dos Açores acaba de lançar o concurso para adjudicação da reabilitação da cobertura da Trinity House e Joint Cable Station, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Trata-se de uma obra incluída num projeto alargado, da responsabilidade da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, que visa, numa primeira fase, a remoção de chapas perfiladas e a impermeabilização da cobertura plana do edifício, intervenção que permitirá repor a solução original do mesmo.

A Trinity House e Joint Cable Station será reabilitada igualmente ao nível das infraestruturas, adaptando-a às novas funcionalidades como Núcleo Museológico dos Cabos Submarinos, e conferindo-lhe uma renovada centralidade no percurso museográfico da ilha do Faial.

A Trinity House é um edifício centenário no centro da cidade da Horta, construído em 1902 para acolher o centro de operações das companhias de cabos submarinos inglesa, americana e alemã. Trata-se de um imóvel de grande importância histórica no tecido urbano, tendo sido recuperado após o sismo de 1926 e guardando a memória de uma época em que se tornou essencial para a operação das três companhias de cabos submarinos instaladas no Faial no início do século XX.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO