Lara Martinho destaca orçamento de “aprofundamento e progresso” para as Regiões Autónomas

0
14
DR

A deputada socialista Lara Martinho manifestou-se hoje confiante na aprovação por todos os partidos da proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 que visa garantir a continuidade do apoio ao processo de legalização do Bairro Americano de Santa Rita, na Ilha Terceira, nos Açores.

 

Numa intervenção durante a discussão na generalidade da proposta orçamental, a vice-presidente da bancada do PS congratulou-se com a “salutar e justa prática”, adotada nos últimos cinco anos, de “destaque das Regiões Autónomas nas várias propostas de Orçamento do Estado”, sublinhando tratar-se de “uma realidade desconhecida até ao anterior Governo socialista”.

 

“É, também por isso, que este não é só o melhor orçamento dos últimos cinco anos para o país, é também o melhor orçamento para os Açores”, afirmou Lara Martinho, considerando que é “um orçamento de aprofundamento e progresso”.

 

Para Lara Martinho, a proposta orçamental é de “aprofundamento” no reforço da relação com as regiões autónomas e no cumprimento integral da Lei das Finanças Regionais, mas também “na comparticipação das ligações inter-ilhas, no reforço dos serviços do Estado, na substituição dos cabos submarinos, ou no desenvolvimento de outros projetos estratégicos como o Centro para a Defesa do Atlântico ou o Air Center”.

 

“Mas, é também um orçamento de progresso ao apoiar em 85% os prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo”, considerou a parlamentar do PS, que salientou também o progresso no processo de descontaminação da Ilha Terceira, “com a nova assunção de verbas para a remoção de terras contaminadas”.

 

Sobre esta medida, Lara Martinho não deixou de manifestar a sua estranheza por o PSD ter visitado os terrenos contaminados “na semana seguinte ao anúncio da sua resolução”.

 

“A nossa postura, a nossa ação continuará a ser a defesa e resolução efetiva das questões da ilha Terceira e dos Açores”, garantiu.

 

E é por ser “sempre possível fazer ainda mais e melhor”, que o PS apresentou esta “iniciativa para que o Governo da República continue a apoiar o processo do Bairro Americano de Santa Rita”, justificou, salientando a importância da “resposta às 100 famílias que ali vivem” para apelar a todos os partidos que a aprovem.

 

“Nós apresentámos uma iniciativa, ainda estamos à espera das propostas do PSD”, lamentou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO