Legislativas Regionais – Ana Luís quer incentivar jovens agricultores à produção de leite

0
17

Com o dia 14 cada vez mais perto, nem a chuva que esta tarde teima em cair atrapalha os vários candidatos às legislativas regionais, que percorrem a ilha na recta final da campanha.

A candidatura socialista esteve hoje nos Cedros, freguesia rural onde a cabeça-de-lista rosa aproveitou para falar à comunicação social do sector agrícola.

Lembrando que é nos Cedros que se encontra a Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF), maior unidade fabril da ilha, Ana Luís salientou que a freguesia “em empregos e um grande número de agricultores”. Nesse sentido, é o local ideal para reforçar a mensagem de que o PS pretende concentrar o seu trabalho “no sector primário”. “O PS tem definido no seu manifesto algumas medidas nesta área, como a construção do Matadouro, a continuação da beneficiação dos caminhos agrícolas ou o apoio directo aos agricultores”, referiu, frisando o que considera ser a necessidade de “criar uma base sólida de trabalho, de dar condições às pessoas que trabalham nesta área e, acima de tudo, chamar gente jovem que possa criar uma nova dinâmica na agricultura do Faial”.

Sobre a falta de leite que impede a CALF de laborar nas condições ideais, Ana Luís defende que a solução é captar mais jovens para a produção leiteira, apostando também numa “maior especialização na produção”. “ Temos de passar a mensagem de que é possível retirar bons rendimentos da agricultura, não só na produção de carne mas também na produção de leite”. Para captar jovens, Ana Luís defende como estratégia a atribuição de subsídios e a criação de condições para aumentar os rendimentos da agricultura. 

Na ocasião a candidata disse também que o PS pretende criar um Centro de Dia/Noite na zona Norte para apoio à terceira idade. Ana Luís diz que não basta fixar jovens nas freguesias. Para a socialista, é essencial também criar condições para que os idosos não tenham de ir para longe das suas freguesias.




O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO