Legislativas Regionais: Braia Ferreira encabeça lista da Plataforma de Cidadania pelo Faial

0
16

A Plataforma de Cidadania apresentou na tarde de ontem o seu primeiro candidato pelo círculo eleitoral do Faial às eleições de Outubro. José Manuel Braia Ferreira, de 45 anos, está associado a vários movimentos cívicos da sociedade faialense. Agora, associa-se a este movimento, cuja principal característica é o propósito de motivar a participação dos cidadãos na vida política e abri-la à sociedade civil, despartidarizando-a.

O anúncio do candidato coube a Manuel São João, porta-voz do movimento no Faial. Na ocasião, São João explicou que o programa eleitoral da Plataforma de Cidadania “não terá amarras de carácter ideológico e dogmas partidários”. O objectivo, explica, é “aumentar a participação das pessoas”, sob a perspectiva de que, “com a informação adequada, todos podem e devem pronunciar-se sobre os assuntos que efectivamente são de todos”.

Por sua vez, Braia Ferreira salientou que “os Açores precisam de deputados que venham da sociedade civil; que não precisem da política para viver”. Pretendendo personificar “a candidatura dos que não têm voz”, Braia Ferreira espera ser eleito deputado regional e, se tal acontecer, promete “prestar constantemente contas ao Faial e aos Açores”

Apesar de deste movimento cívico estar associado ao Partido Popular Monárquico e ao Partido Nova Democracia, assume-se, nas palavras do candidato, “contra o garrote partidário da vida pública”. 

Confrontado com a sua anterior ligação ao PS, partido pelo qual foi deputado municipal durante 9 anos, Braia Ferreira explica que a escolha de dar a cara pela Plataforma de Cidadania é uma reacção contra o funcionamento das máquinas partidárias. Militante socialista durante 25 anos, o candidato esclarece que, apesar de já não pertencer ao PS, assume-se ideologicamente como socialista. No entanto, entende que a chegada a cargos públicos deve ser feita por mérito próprio e não por filiações partidárias.

No actual cenário de crescente desinteresse do cidadão comum pela vida política, a Plataforma de Cidadania tem um grande desafio pela frente ao assumir a vontade de criar condições para uma participação mais directa das pessoas nas decisões que afectam a Região. Sobre esta questão, Braia Ferreira entende que “não é aceitável” que os números da abstenção rondem os 60%. Estes valores, entende, devem-se ao facto da classe política não ter encontrado “uma forma de ser ouvida pelo cidadão comum”. Por isso, quer optar por uma intervenção não partidária como meio de chegar às pessoas. “A Plataforma nunca será um partido”, garante.

Bolsa de Eleitores

Um dos mecanismos encontrados pela Plataforma de Cidadania para motivar a participação os cidadãos é a Bolsa de Eleitores. Esta será criada com recurso às novas tecnologias da informação e nela será disponibilizada toda a informação sobre as iniciativas legislativas, de modo a que os cidadãos a possam consultar e dar o seu parecer. Os deputados que forem eleitos pela Plataforma ficam obrigados a respeitar a vontade dos participantes na Bolsa quando votarem as iniciativas. 

Nesta fase, a bolsa de eleitores servirá para reunir o contributo de todos para elaborar o programa eleitoral da Plataforma.

Carta de Princípios

Na apresentação do candidato pelo Faial, a Plataforma de Cidadania divulgou também a sua Carta de Princípios. Trata-se de uma lista dos 10 princípios básicos pelos quais o movimento se rege. Desses, destacam-se a vontade de aprofundar os mecanismos da democracia directa, a maior responsabilização dos agentes políticos pela gestão dos fundos públicos, a defesa do desenvolvimento sustentável, a valorização da autonomia político-administrativa dos Açores e a defesa do poder local e do Estado Social.

Das medidas já propostas por este Movimento, destaca-se a redução do número de deputados na Assembleia Regional. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!