Legislativas Regionais – Cordeiro quer regionalização das competências do Instituto de Meteorologia

0
5

 Hoje, 23 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. Para assinalar a efeméride, o candidato do PS à presidência do Governo Regional nas eleições de Outubro visitou esta manhã o Observatório Meteorológico Príncipe Alberto do Mónaco, na Horta.

Vasco Cordeiro teve direito a uma visita guiada pelas instalações, de modo a ficar a conhecer melhor a história deste Observatório bem como as várias actividades ali desenvolvidas, que permitem recolher uma série de dados importantes, principalmente no domínio da meteorologia e da actividade sísmica.

Na ocasião, o candidato quis destacar o que considera ser a importância deste Observatório a nível regional, principalmente pela utilidade das informações nele recolhidas para várias áreas de actividade, como as pescas ou a navegação marítima.

Vasco Cordeiro entende também que este Observatório é um exemplo da “importância que o posicionamento geoestratégico da Região traz para o próprio país”. “Portugal, por via dos Açores, acaba por ter acesso a um conjunto de dados nesta área do Atlântico que não teria doutra forma”, lembrou.

Nesse sentido, Cordeiro defende uma aposta futura na “regionalização das competências do Instituto de Meteorologia”. “ A Região tem muito a ganhar se, através de uma regionalização dessas competências, puder acompanhar mais de perto e fazer uma gestão de proximidade” dos serviços prestados pelo Instituto nos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO