Lélia Nunes e a Esquina das Ilhas

0
21

Lélia Pereira Nunes, socióloga e etnóloga há muito dedicada à pesquisa e ao resgate da cultura de base açoriana em Santa Catarina, veio aos Açores, com o Faial na sua rota, apresentar a sua Esquina das Ilhas, o seu último livro.

Esquina das Ilhas reúne crónicas, memórias, crítica literária, artigos, textos, reflexões, emoções e sensações, publicados dispersamente entre 2004 e 2011. Esta Esquina simboliza um encontro da criação com a sensibilidade, do conhecimento com a homenagem a quantos honraram a história desta família açoriano-catarinense e também da etnologia com o jornalismo comentarista. Esquina das Ilhas é o saber do real e o sabor do imaginário que o precursor catarinense Franklin Cascaes tão sabiamente nos legou e que Lélia tão bem homenageou.

Ilhas de cá e ilhas de lá são duas convergências para uma unidade que começou com a colonização açoriana em Santa Catarina e persiste nas crendices, no linguajar, nas lendas, na arquitectura, na literatura, nos símbolos mágicos do quotidiano e nos sinais que resistiram ao tempo, percorrendo uma única estrada: a estrada do Ser Humano à procura de Si e do Além.

Lélia revisita escritores e lugares e pedaços de uma cultura ainda comum mas já diferente, em constante transmutação, colocando em cada texto a sua própria perspectiva, mas não se coibindo de ir beber aos grandes nomes da literatura de cá e de lá a inspiração e o legado que nos deixaram.

Lélia muito apelativa, fina e elevada, mas simultaneamente terrena e investigadora do concreto, oferece às Ilhas de Cá e de Lá o que tem de melhor e único, a sua minudência e a sua universalidade, a sua singularidade e as suas múltiplas dimensões, a sua Esquina das Ilhas e todas as Estradas do Mundo que teve a felicidade de percorrer.

A autora tem dedicado muita da sua atenção às Festas do Divino Espírito Santo, nas suas dez ilhas (a Ilha de Santa Catarina e as nove dos Açores) e reuniu num livro cuja segunda edição já esgotou, Os Caminhos do Divino, o resultado desse trabalho.

Na Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina Lélia Pereira Nunes é responsável pelas relações internacionais; porém, colabora com instituições várias em diversos projectos culturais.

Lélia tem muitas outras facetas de escritora, de açoriana, de catarinense, de brasileira, de cidadã do mundo e de Mulher. Lélia é uma Mulher e um Mundo que não cabem num livro.

Deixo aqui o convite, para quem não teve o prazer de a ouvir na Universidade Sénior – onde deu uma aula como convidada do tema Migrações e Globalização – ou na noite da apresentação do seu livro: sigam-na no blogue da rtp comunidades cuja responsabilidade editorial partilha com Irene Blayer, açoriana de S. Jorge residente no Canadá, também autora de estudos inovadores para estas ilhas, e catedrática na Brock University.

Sigam-nas e vão sentir o passado e o presente do que os Açores deram e dão ao mundo e o nosso justificado orgulho nos caminhos que a nossa emigração abriu e que temos o dever de honrar.

                                                                [email protected]

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!