Lia Goulart, Luís Bicudo e Marco Silva vencedores do Labjovem 2011

0
5

Lia Goulart, natural da ilha do Faial, foi uma das vencedoras do concurso Labjovem 2011 na vertente das artes cénicas. Lia Goulart apresentou “A volta ao corpo em 40 minutos” e com isto foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo. O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, e com organização da Associação Cultural Burra de Milho, apresentou, no passado dia 11 de Fevereiro os nomes dos projectos e dos artistas seleccionados no concurso LABJOVEM 2011.

A apresentação decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com a instalação de arte digital intitulada k.~, ?, autómatos universais, da autoria do artista André Sier e a actuação dos Wicked Jamaica – projecto seleccionado na área de música da 2ª edição do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores (2009).

Na área da ilustração e banda desenhada também o faialense Marco Fraga da Silva ficou em terceiro lugar com o trabalho “O Aquário”.

Luís Bicudo e o seu filme “Banana do Pico”, foi o grande vencedor da categoria vídeo e ganhou uma bolsa de estudo.

Todos os projectos seleccionados estarão presentes na MOSTRA LABJOVEM 2012, um programa itinerante que pretende de forma continuada difundir o trabalho dos jovens criadores, englobando Exposição de Arquitectura, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada.

Englobam ainda a apresentação de espectáculos nas áreas de Artes Cénicas e Música, a apresentação de uma Mostra de Vídeo, a elaboração de um catálogo geral dos projectos seleccionados e a edição de uma colectânea dos projectos seleccionados nas áreas de Música e Vídeo.

Está prevista ainda a publicação de obras literárias através da colecção de literatura LABJOVEM, da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura.

O Concurso LABJOVEM é um projecto que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos. As áreas contempladas nesta terceira edição do concurso são: Arquitectura, Artes Cénicas, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Música, Vídeo.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO