Madalena capital da Lusofonia e da Açorianidade Literária – 30.ª edição dos colóquios reúne 50 participantes e mais de três dezenas de autores

0
8
DR

DR

A 30.ª edição dos Colóquios da Lusofonia terá lugar entre 4 e 7 de outubro na Madalena do Pico.
Estarão presentes neste colóquio 50 participantes, sendo que entre eles encontram-se três dezenas de autores.

Entre 4 e 7 de outubro, a vila da Madalena do Pico será, pela primeira vez, a capital da Lusofonia e da Açorianidade Literária, com a realização da 30.ª edição dos Colóquios da Lusofonia.
O evento apresenta um programa repleto de sessões científicas, recitais, cinema de Timor e poesia e conta com a presença de 30 autores.
A edição deste ano destaca Joel Neto, nas sessões da Açorianidade, sendo homenageados a maestrina e pianista açoriana, Ana Paula Andra-de, e Dom Ximenes Belo que volta à ilha-montanha para apresentar o segundo volume de Missionários Açorianos em Timor e que inclui biografias de 20 picarotos, missionários em Timor.
Dos 50 participantes inscritos 23 são açorianos, nove vêm de Portugal continental, seis do Brasil e dos EUA, dois da Galiza, um da Alemanha, da Austrália, da Bélgica, do Canadá e de Timor-Leste.
Os temas permanentes dos colóquios são a “Lusofonia e a Língua Portuguesa”, a “Açorianidade” e a “Tradução da Língua e Literatura Lusó-fona”.
Neste evento serão ainda debatidas questões como a Língua Portuguesa no mundo, na comunicação social e no ciberespaço ou a presença dos Açores na literatura de autores estrangeiros.
Nos quatro dias que compõem o colóquio, haverá dois recitais com Ana Paula Andrade, atuações a solo de Manuel da Costa, Bruno Rosa e do Grupo de Cordas Ilha Negra. Também estarão representadas pela MiratecArts e Terry Costa a arte e a cultura alternativas.
A nível de temas e autores locais em debate, destaque para palestras sobre Urbano Bettencourt, Martins Garcia, Manuel Ferreira Duarte, Padre Áureo da Costa Nunes de Castro e Dom José da Costa Nunes e uma homenagem a Dom Jaime Garcia Goulart.
O Colóquio da Lusofonia é uma organização da AICL – Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, com patrocínio da Câmara Municipal da Madalena e Direção Regional de Turismo e com apoios da Direção Regional da Cultura, Direção Regional das Comunidades, MiratecArts e Escola Secundária Cardeal Costa Nunes.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!