Mais de 700kgs de lixo retirados do mar na Horta

0
14

Cerca de 710 quilogramas de lixo foram retirados do fundo do mar, na Horta incluindo garrafas de vidro com mais de 20 anos e que serão utilizadas na construção de uma árvore de Natal.

“Ao todo, retirámos do fundo do mar 710 quilogramas de lixo, isto numa área de 200 metros quadrados, que é uma área relativamente pequena para muito lixo”, disse à comunicação social Carla Dâmaso, do Observatório do Mar dos Açores (OMA).

A ação, integrada nas Comemorações do Dia Nacional do Mar, que se assinalou a 16 de novembro, e na Semana Europeia dos Resíduos contou com o envolvimento de mais de 150 voluntários, que fizeram a limpeza no cais de pesca comercial do Porto da Horta, uma zona “muito movimentada”.

Entre o lixo retirado estão 310 quilogramas de vidro que vão para reciclagem, 290 quilogramas de lixo indiferenciado, sobretudo aparelhos de pesca e metal, e ainda 100 quilogramas de pneus e dez de plásticos de embalagens, que também serão reciclados.

A novidade deste ano é o facto de, pela primeira vez, e por forma a cumprir o tema da Semana Europeia dos Resíduos 2015 — “Desmaterialização: fazer mais com menos”, os resíduos recolhidos virem a ser utilizados para a construção de uma árvore de Natal.

As garrafas de vidro foram previamente lavadas e antes de seguirem para reciclagem serão utilizadas na elaboração desta árvore que ficará exposta junto ao Clube Naval da Horta.

Durante a iniciativa foram também entregues os prémios do Lixo Zero no Mar dos Açores: Concurso de Recolha de Lixo Marinho pela Frota Comercial de Pesca.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO