Manhã de sol para os primeiros mergulhos de 2012

0
7

 2012 amanheceu radioso, tanto que se poderia pensar que Janeiro e Junho decidiram trocar de posição no calendário para pregar uma partida aos faialenses no primeiro dia do ano. O dia de Verão veio a calhar para os banhistas aventureiros que, todos os anos, cumprem a tradição de rumar a Porto Pim na manhã do dia 1 para o primeiro banho do ano.

O tempo apetecia ao mergulho, e a afluência foi grande, com banhistas de todas as idades. Para alguns, antes do grande mergulho colectivo houve tempo para uma futebolada no areal, para testar a arquitectura dos castelos de areia, por praticar desde os dias de Verão de 2011, ou para uma corridinha ao longo da praia, para começar a combater os efeitos dos excessos gastronómicos a que o Natal é propício.

Ao meio dia em ponto, os banhistas alinham-se no areal para a fotografia da praxe, que eterniza para a posteridade uma tradição que se cumpre há várias décadas, e que a cada ano que passa ganha mais fãs.

Em 2012, a ocasião é, no entanto, especial: serve para prestar uma homenagem sentida a um dos mais importantes dinamizadores deste ritual: João Ângelo, falecido em 2011.

Depois, sem demoras e sem lugar para hesitações, é tempo de correr para enfrentar a água fria. 2012 está aí, com todas as dificuldades que com ele são esperadas, mas os banhistas de 1 de Janeiro deixam o recado: venham os baldes de água fria que vierem, a malta aguenta.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO