Mar dos Açores em destaque no Parlamento Europeu

0
4
TI

Organizei recentemente no Parlamento Europeu um conjunto de iniciativas sobre o mar profundo dos Açores. “Deeper than Blue” foi o mote para a exposição que realizámos em parceria com a fundação Rebikoff-Niggeler, e que esteve patente no hall central do piso principal do edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas. Organizamos também, e sob o mesmo tema, uma conferência que contou com a presença de dezenas de cientistas e académicos, portugueses e internacionais, membros de organizações não governamentais e políticos regionais, nacionais e europeus.
A exposição, onde era possível visualizar para além de fotografias impressas em telas de grandes dimensões, vídeos com imagens do mar dos Açores, captadas pelo submarino Lula 1000 (que atinge os mil metros de profundidade), tornou-se rapidamente num ponto de paragem “obrigatório”. O Professor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Gui Menezes, Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, intervieram na sessão de inauguração da exposição que contou com a presença de inúmeros deputados europeus, directores regionais dos Açores, funcionários da Comissão Europeia, entre os quais da DG Research and Inovation, cientistas e representantes de ONG´s. Tivemos ainda o privilégio de receber, de entre as centenas de pessoas que por lá passaram ao longo dos dias em que a exposição esteve patente, as visitas do Comissário Europeu dos Assuntos do Mar, Karmenu Vella e do Embaixador de Portugal no reino da Bélgica, António Machado.
Paralelamente decorreu a conferência “Deeper Than Blue” que contou com mais de uma dezena de apresentações sobre temáticas relacionadas com o mar profundo. Os temas foram da biodiversidade ao enquadramento legal da lei do mar, passando pela Biotecnologia, engenharia e observação, citando apenas alguns a título meramente exemplificativo. Com tudo isso, levamos ao coração da Europa política uma visão integrada da temática do mar profundo dos Açores. Realizámos uma iniciativa que foi bem mais do que uma mera mostra do que por cá fazemos. Fizemo-lo na semana em que foi anunciado o novo programa europeu de Investigação e Inovação, o Horizonte Europa, que se celebrou o dia mundial dos oceanos e se realizou uma reunião acerca das perspetivas do novo programa para Portugal na REPER (representação permanente de Portugal na UE). Contribuímos assim para intensificar o debate incentivando o melhor conhecimento científico, congregamos, desta forma, todas as partes interessadas, quer as institucionais, caso dos Governos regional e nacional, Comissão e deputados europeus quer as científicas. Tudo isso, em torno do Mar dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO