Marca Açores – Empresas açorianas satisfeitas com a Marca Açores

0
6
DR

Uma pesquisa realizada pela Marca Açores aos seus aderentes, apontou que 98% estão “globalmente” satisfeitos. O mesmo questionário, demonstra ainda um aumento no volume de vendas com uma subida média de 28% em 2019.

A Marca Açores que tem como objetivo identificar uma marca da Região como sinónimo de qualidade, desenvolvendo estratégias e medidas para que as entidades que pretendam aderir à Marca Açores, ou mesmo que desejem a sua utilização devem assegurar o cumprimento integral das condições de acesso para o efeito estabelecidas em regulamentos e manuais específicos, intrinsecamente associadas à necessidade de garantir a notória qualidade do produto/serviço regional.
Neste âmbito, a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, enquanto entidade gestora da marca, procedeu à realização de um inquérito da satisfação juntos das empresas aderentes.
Segundo a SDEA, o questionário realizado às empresas aderentes da Marca Açores, demonstra que 98% dos inquiridos estão “globalmente satisfeitos” com a estratégia desta marca e com as iniciativas levadas a cabo pela entidade gestora.
Desde que foi criada, em 2015, a Marca Açores tem proporcionado às empresas aderentes um aumento médio do volume de vendas todos os anos, e com a aplicação deste inquérito, foi possível verificar que ocorreu novamente uma ampliação das vendas de produtos e serviços das entidades que possuem o selo da marca, “fixando-se essa subida média nos 28% em 2019, face ao ano anterior”.
Segundo o documento, este aumento é o “fruto do fácil reconhecimento da Marca por parte dos consumidores”, assim como pela “diversidade de iniciativas de comunicação, entre outras, o programa audiovisual ‘Mundo Marca Açores’, as várias feiras nacionais, internacionais e missões empresariais, a proximidade entre os gestores Marca Açores e as empresas no âmbito de todo o processo de adesão e renovação ao selo, as ações na grande distribuição nacional e regional, e ainda os eventos de ativação de marca organizados pela SDEA, dos quais se destaca-se o ‘Taste Azores’”.
De acordo com o GACS, os atributos que identificam a Região, assim como a Marca Açores, “estão na origem das estratégias, que visam o acesso e fidelização de mercados, induzindo valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos, o que, por sua vez, permite o fomento da base económica de exportação, a geração de mais riqueza e mais emprego”, sublinha.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO