Marta Guerreiro afirma que o Governo dos Açores quer aumentar a adoção de veículos elétricos

0
27
blank
DR

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que o Governo dos Açores quer aumentar a adoção de veículos elétricos, sublinhando a importância da recente aprovação do PMEA – Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores.

“Este é um documento que está na base das políticas públicas em implementação na Região no que diz respeito ao incremento da aquisição destes veículos, em detrimento dos de combustão interna, contrariando o impacte ambiental negativo do recurso aos combustíveis fósseis, permitindo vantagens económicas para as famílias e empresas, bem como uma maior autonomia energética do arquipélago”, afirmou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional adiantou que, em breve, será apresentado “um quadro de incentivos financeiros, não financeiros e fiscais para apoio às famílias e empresas na aquisição de viaturas elétricas”, para além da implementação da rede de carregamento de veículos elétricos de acesso público e universal, já em curso.

A titular da pasta da Energia falava na Lagoa, em S. Miguel, na inauguração do primeiro Ponto de Carregamento Normal a disponibilizar aos cidadãos por via de contratos ARAAL celebrados entre a Região e os municípios.

No total, foram celebrados 10 contratos ARAAL que resultarão na instalação de uma dezena de Pontos de Carregamento Normais no decorrer deste ano, tal como acontece agora com o concelho da Lagoa.

Este processo decorre em virtude destes municípios não terem visto preenchidos os seus Pontos de Carregamento, no âmbito do Concurso Público que decorreu tendo como alvo a instalação de Pontos de Carregamento Rápido.

Na ocasião, a Secretária Regional salientou que, “ainda no decorrer deste ano, teremos, pelo menos, oito Pontos de Carregamento Rápido nos Açores, tendo já sido assinado o contrato para o fornecimento, instalação e manutenção dos previstos 16 Pontos de Carregamento Rápido da rede de mobilidade elétrica dos Açores”, com a empresa EVCE Power.

“No total, teremos uma rede global com 26 localizações onde se disponibiliza a possibilidade de carregamento público de veículos elétricos e que abrange todos os concelhos do arquipélago, com o intuito de proporcionar maior conforto e segurança aos seus utilizadores, permitindo que estes possam carregar os seus veículos sempre que necessário”, afirmou Marta Guerreiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!