“Meus Açores, meus amores” superam expectativas

0
13

A secretária regional da Solidariedade Social e o congénere da pasta do Turismo e Transporte deram ontem, 21 de janeiro, uma conferência de imprensa conjunta para fazer um balanço da primeira edição do programa de turismo sénior “Meus Açores, meus amores” e avançar dados relativos à segunda edição que vai decorrer em 2015, cujas inscrições já estão abertas.

Com a procura a superar as expectativas e o número de vagas disponíveis nesta segunda edição do programa, Andreia Cardoso atestou que “a procura por parte do público voltou a não desiludir”.

Mesmo com um incremento do número de vagas, quanto ao ano anterior, antes do final do período de submissão das candidaturas ao projeto “a procura já excedia a oferta em mais de 20%”, avançou a governante.

A maior novidade nesta segunda edição do programa é a introdução de um Guia do Viajante, que se propõe dar a todos os participantes informações úteis  respeitantes à viagem e à sua calendarização como forma de “adiantamento para as experiência que irão vivenciar”, considerou a secretária regional.

Relativamente à primeira edição do programa, a governante afirmou que a avaliação feita “permitiu concluir que os açorianos selecionadas ficaram muito satisfeitos com a sua participação, destacando a qualidade da receção e estadia”, além do ênfase dado à relação positiva com os guias e monitores do programa.

Surgido enquanto forma de combate à sazonalidade do setor turístico açoriano e fomento ao turismo interno e ao envelhecimento ativo, o “Meus Açores, meus amores” envolverá este ano 5760 dormidas, desta forma dinamizando a economia regional nas épocas baixa e média da atividade turística, hoteleira e de restauração do arquipélago.

 “Acresce o facto de este tipo de iniciativas contribuir também para a dinamização económica das nossas empresas, dado que para a operacionalização do “Meus Açores, Meus Amores” contamos com a intervenção direta das mais variadas empresas, desde logo o transporte aéreo, agências de viagem, estabelecimentos hoteleiros, empresas de transportes terrestres, estabelecimentos de restauração, guias turísticos e agentes culturais” indicou Vítor Fraga, numa analise às potencialidades do setor na criação de empregos e desenvolvimento de outras áreas de atividade.

“Devemos todos continuar a apostar na dinamização e promoção do património da nossa Região, na recuperação e valorização dos elementos históricos e patrimoniais, na melhoria sinalética, nas acessibilidades, na divulgação da Região, na melhoria da restauração e no investimento nos vários tipos de alojamento e animação turística” defendeu o responsável pela secretaria regional do Turismo e Transportes.

Os concelhos de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta continuam, à semelhança do ano transato, a ser os que maior número de candidaturas receberam, sendo os destinos prediletos dos idosos as ilhas de São Miguel, Flores, Santa Maria e Terceira.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!