MiratecArts – Dia da Viola da Terra assinalado no Auditório da Madalena do Pico

0
30
Comemorações do Dia da Viola da Terra
DR

Numa iniciativa da MiratecArts, o evento oficial das celebrações do Dia da Viola da Terra, vai decorrer no próximo dia 2 de outubro, no Auditório da Madalena do Pico.

O evento tem por objetivo de reunir a comunidade açoriana em torno da salvaguarda do património regional. O desafio da celebração deste dia surgiu no ano passado no decorrer encerramento da terceira edição do Festival Cordas, onde as entidades presentes, desafiaram o Governo dos Açores a oficializar o dia 2 de outubro, para que a partir de 2019 fossem celebrados vários eventos para destacar a Viola de Terra, por todo o mundo.

As comemorações do primeiro Dia da Viola da Terra arrancaram no passado dia 11 de setembro no Festival de Cordas e decorrem até ao dia 13 de outubro com programação em sete das nove ilhas dos Açores. Concertos, palestras, conferência, exposições e muito mais são algumas das iniciativas que visam celebrar o Dia da Viola da Terra, 2 de Outubro.

A viola da terra, também conhecida como “viola de arame”, “viola de dois corações”, ou “viola de 12 cordas”, é um instrumento de cordas tradicional dos Açores, Portugal.

A sua origem está relacionada com a presença da viola portuguesa ou “guitarra”, trazida do continente português no início do povoamento das ilhas dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO