Município anuncia Azores Tech Fest na edição de 2023

0
31
blank

O maior festival tecnológico da Região realizou-se este fim-de-semana no Pavilhão Desportivo da Horta. Um evento de sucesso que em 2023 irá ganhar novas dimensões, avançou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta.

“Sendo um evento de grande importância, não só para o Faial, como para toda a Região, o Município da Horta anuncia que a próxima edição será ainda mais especial e passará a ter uma maior dimensão, com o nome de AZORES TECH FEST”, anunciou Carlos Morais, relevando que a edição de 2023 irá decorrer de 31 de março a 2 de abril.

Na cerimónia de entrega de prémios, que culminou com 3 dias de eventos nas áreas da tecnologia e do entretenimento, a organização fez um balanço muito positivo no regresso do festival tecnológico.

“Nesta edição, o evento registou uma afluência acima das expetativas, com a participação de várias equipas de outras ilhas, como do Pico e de São Miguel. No total foram 14 torneios, com mais de 440 inscritos”. Números que, para a autarquia, são reveladores da importância do HLP Tech Fest “na promoção da cultura científica e tecnológica e para proporcionar o acesso generalizado à sociedade do conhecimento, com enfoque na vertente lúdica e também pedagógica, incentivando a criação de parcerias com as entidades do setor, consolidando, assim, o potencial científico e tecnológico dos Açores”, referiu Carlos Morais, exemplificando com a realização, durante o fim-de- semana, de vários os workshops de robótica e programação para todas as idades.

O Vice-Presidente do Município agradeceu ainda a participação de todos, em especial à organização e voluntários “que criaram um espaço único, com o intuito de proporcionar sempre mais e melhores condições aos participantes”, e ainda aos parceiros envolvidos nesta iniciativa, que em 2022 contou com a participação dos convidados Marta Pickywiky Casaca, o faialense Zordz, o Zorlak, e o Rick Fazeres.

Na cerimónia de entrega de prémios, Carlos Morais aproveitou para anunciar que este ano a Semana do Mar irá ter uma Tech Zone, situada no Centro de Marcha e Corrida, no Parque da Alagoa, que será um espaço dedicado aos jogos e tecnologia no recinto da maior festa concelhia e ainda anunciou que o rapper português Piruka será o cabeça de cartaz da noite de terça-feira, 9 de agosto, da Semana do Mar.