Município assinala “Dia da Freguesia da Matriz”

0
28
blank

A Matriz assinalou 508 anos. Na cerimónia realizada no Teatro Faialense, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia da Matriz e relembrou o reforço do Município no apoio às autarquias locais, no âmbito dos contratos de delegação de competências e nas parcerias estabelecidas.

“Este executivo pugna pela proximidade e envolvimento para com os executivos locais, bem como as instituições e as pessoas do concelho”, adiantou Carlos Ferreira, tendo como exemplo a passagem de “A Câmara na Freguesia” pela Matriz, no final do mês de fevereiro.

“Uma freguesia é muito mais do que os seus limites legais ou institucionais, é o território onde um povo decide viver, criar as suas raízes e os seus descendentes, e desta forma, também, fazer a história da freguesia e da nossa ilha”, considerou o Presidente do Município, recordando uma das personalidades mais marcantes da freguesia, no dia do seu nascimento.

“António José de Ávila é um grande exemplo de que é possível, com origem em famílias humildes e com mérito próprio, trabalhar pelas populações e ser chamado a desempenhar as mais relevantes funções a nível local, regional e nacional”, considerou.

O autarca realçou que “a freguesia da Matriz prossegue com os pergaminhos que a identificam, demonstrando constantemente preocupações sociais, entre as quais, o apoio às famílias através de bolsas de estudo, comungando estes princípios com o Município, que em 2022 apoia 80 famílias do concelho, num investimento superior a 100 mil euros”. O mesmo se passa com o apoio à natalidade, onde o executivo camarário já elaborou o regulamento do novo programa Nascer no Faial, consubstanciando assim um conjunto alargado de medidas nas áreas da educação e do apoio às famílias.

Na sua intervenção, Carlos Ferreira congratulou, ainda, a loja Casa das Meias, pela comemoração dos seus 50 anos ao serviço do comércio local e da população faialense.

Sendo o “Dia da Freguesia da Matriz” assinalado a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Presidente da Câmara Município da Horta concluiu com uma mensagem de “agradecimento a todas as mulheres da freguesia da Matriz e do Faial, pelo seu trabalho em prol de uma sociedade melhor, mais democrática e solidária, nos diversos papéis que desempenham”.