Museu da Marinha com exposição de arqueologia subaquática açoriana

0
2

O museu da Marinha, em Lisboa, irá receber a partir do próximo dia 19 a exposição itinerante “Histórias que vêm do mar”. Estarão patentes na sala D. Luís vestígios arqueológicos subaquáticos encontrados nos Açores durante os últimos anos.

O Observatório dos Mar dos Açores (OMA) apresentou a exibição dos artefactos agora patente em Lisboa como tendo numa primeira parte “painéis que definem as diferenças entre arqueologia subaquática e a caça ao tesouro que enquadra as metodologias usadas pela investigação científica. Numa segunda, mostra os principais sítios subaquáticos registados até à data no arquipélago no quadro da navegação no Atlântico, a partir de objetos emblemáticos recolhidos nos mares dos Açores e dos resultados da investigação científica”, explicaram em comunicado.

Esta exposição ganhou itinerância no ano de 2012, tendo sido primeiramente apresentada na cidade da Horta. A mostra começou a ganhar forma com a recolha e estudo de objetos de carácter arqueológico descobertos ao largo da Baía da Horta, durante as obras de requalificação e reordenamento da frente marítima que culminaram com a construção do novo Terminal marítimo de passageiros desta cidade.

A iniciativa a cargo do OMA, do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar e do Museu da Marinha contou com o apoio da Escola Naval, da Marinha Portuguesa, da Porto dos Açores S.A. A Direção Regional da Cultura, entidade financiadora deste projeto, não deixou de associar a esta exposição alguns dos museus à sua responsabilidade como foi caso do da Horta, o de Angra do Heroísmo, o do Pico, o das Flores bem como o museu Carlos Machado, na cidade de Ponta Delgada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO