Museu de Angra do Heroísmo acolhe exposição “A Europa Começa Aqui! Marca do Património Europeu”

0
16
DR

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, inaugura sábado, 23 de novembro, no Museu de Angra do Heroísmo, a exposição “A Europa Começa Aqui! Marca do Património Europeu”.

A inauguração, que terá lugar pelas 15h00, inclui uma intervenção de José Luís Neto, Chefe de Divisão do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura.

Esta é uma exposição fotográfica itinerante, concebida pela Comissão Europeia para divulgação da Marca do Património Europeu (MPE) e promovida pelo GEPAC/ Ministério da Cultura, na qual é apresentado um conjunto de fotografias comentadas, associadas aos bens culturais classificados com a MPE.

Patente no claustro do antigo Convento de São Francisco até 26 de janeiro, esta exposição será posteriormente acolhida pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, entre o início de fevereiro e abril.

A distinção da Marca do Património Europeu foi criada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da Europa para distinguir os recursos patrimoniais que reforçam o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, com base nos valores e elementos comuns da História e do Património Cultural, valorizando a diversidade nacional e regional, e incrementando o diálogo intercultural.

O “Património Cultural Subaquático dos Açores” é presentemente candidato à MPE, tendo sido, em fevereiro, pré-selecionado pelo júri nacional, a par com as “Linhas de Torres”, podendo assim juntar-se à “Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra”, à “Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867)” e ao “Promontório de Sagres”, bens culturais portugueses aos quais foi atribuída a distinção internacional.

Prevê-se que a deliberação final seja divulgada em dezembro.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO