Museu de Angra do Heroísmo acolhe Memórias de Misericórdia

0
14
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo (MAH), inaugura no sábado, dia 20 de julho, pelas 15h00, a 15.ª edição da rubrica Museu Adentro, Memórias de Misericórdia, no âmbito da qual estará exposto até setembro, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, um magnífico conjunto de paramentos originários da igreja do antigo Convento das Concecionistas, hoje pertença da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Por ocasião da inauguração, o Provedor da Mesa daquela instituição beneficente, António Bento Fraga Barcelos, abordará a missão das Misericórdias portuguesas, centrando-se no caso da de Angra do Heroísmo, numa comunicação que terá lugar no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia.

Através desta mostra, o MAH associa-se à Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo no encerramento das comemorações dos 520 anos da sua fundação.

O Museu Adentro é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo, através do qual se pretende divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo, mediante a inserção temporária nos seus diferentes espaços expositivos de peças facultadas por entidades externas consideradas relevantes, no âmbito da história, da arte, da religião e também da ciência e da técnica.

A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.

Paralelamente, é editado um boletim em formato digital, que, mediante a colaboração com um fotógrafo convidado, neste caso, Manuel Meneses Martins, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt .

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO