Museu de Angra do Heroísmo apresenta mostra “Coleções e Museus: Da Curiosidade ao Conhecimento”

0
15
DR/GACS
DR/GACS

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 19 de setembro, pelas 15h00, uma exposição intitulada “Coleções e Museus: Da Curiosidade ao Conhecimento”.

Nesta exposição, que estará patente ao público na Sala Dacosta, pretende-se fazer a evocação do que foram as primeiras representações museológicas, que tiveram origem nos séculos XVI, XVII, XVIII.

A mostra apresenta uma significativa quantidade de peças, curiosas e bizarras, pertencentes a diferentes Unidades de Gestão do Museu de Angra do Heroísmo, contemplando, à semelhança dos antigos Gabinetes de Curiosidades, objetos dos reinos animalia, vegetalia e mineralia, juntamente com objetos produzidos pelo homem – artificialia – selecionados em função da sua origem remota, beleza e estranheza.

Os critérios de seleção e disposição do material expositivo que presidiram à realização desta mostra refletem um entendimento que hoje só pode ser compreendido como uma incursão ao passado, homenageando os princípios fundacionais dos pioneiros projetos museológicos, no contexto do encerramento das comemorações dos 70 anos da criação do Museu de Angra do Heroísmo.

Por ocasião da inauguração da exposição, o museólogo João Paulo Constância apresenta uma comunicação intitulada “Às Voltas com a História Natural: das Maravilhas à Ciência”.

A entrada decorre em regime de livre acesso, sendo observadas as medidas de prevenção da COVID-19 vigentes, pelo que todos os interessados deverão apresentar-se de máscara e considerar as indicações de lotação dos diferentes espaços.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO