Museu de Angra do Heroísmo promove 4.ª Maratona Luso-Americana de Leitura de ‘Moby Dick’, de Herman Melville

0
21
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 4 de janeiro, pelas 18h00, a realização de mais uma edição da Maratona Luso-Americana de Leitura de ‘Moby Dick’, de Herman Melville.

Esta maratona de leitura decorrerá, em simultâneo, na biblioteca do Edifício de São Francisco, do Museu de Angra do Heroísmo, com o New Bedford Whaling Museum, o Observatório do Mar dos Açores e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A atividade terá início com uma projeção do documentário ‘Açores – Ilha Terceira e Ilha de Santa Maria’, que integra a série ‘Mar: A Última Fronteira’, produzida pelo cineasta e fotógrafo subaquático Nuno Sá para a RTP Açores.

A leitura da versão de ‘Moby Dick’ em língua portuguesa, traduzida e adaptada por Pedro Alves e Tiago Patrício, começa pelas 19h00, tendo uma duração prevista de aproximadamente quatro horas.

Durante este período, funcionará um serviço de bar prestado por ‘A Minha Casa’, enquanto o artesão José Eduardo Silva fará uma demostração da técnica de scrimshaw e apresenta alguns trabalhos realizados nesta área.

Trata-se da 24.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum, sendo o quinto ano em que é feita paralelamente uma leitura da obra em língua portuguesa, envolvendo a comunidade luso-americana daquela cidade.

A leitura deste romance icónico de Herman Melville no Museu de Angra do Heroísmo decorre no âmbito de uma colaboração com o Consulado Português em New Bedford e com aquela instituição museológica norte-americana, iniciada em janeiro de 2017 com a apresentação da exposição ‘Oásis – Wildlife Photography by Nuno Sá’.

A obra ‘Moby Dick’, datada de 1851, narra a viagem da baleeira “Pequod” e as atribulações da sua tripulação, da qual faz parte um Açoriano, cujo capitão visa destruir um mítico cachalote branco que, num confronto anterior, lhe arrancou uma perna.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO