Museu do Pico apresenta o filme “O Feiticeiro da Calheta”, de Luís Miguel Jardim

0
23
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, apresenta sexta-feira, 29 de novembro, no Museu dos Baleeiros, pelas 21h00, com entrada livre, o filme “O Feiticeiro da Calheta”, de Luís Miguel Jardim.

Trata-se de uma obra de cariz vincadamente fictício, embora nela sejam narrados alguns factos próximos de uma realidade vivenciada por João Gomes de Sousa, conhecido como o ‘Feiticeiro da Calheta’, um poeta distinto e autor da génese da letra do Bailinho da Madeira.

Este trabalho cinematográfico procura retratar, com finalidades marcadamente pedagógicas, as vivências e os costumes das gentes da ilha da Madeira nos anos 30 e 50 do século passado, com especial destaque para ‘O Feiticeiro da Calheta’, uma figura ilustre, um poeta analfabeto, acarinhado e muito reconhecido pelo povo da Calheta.

As injustas e desequilibradas relações laborais, a intriga social, as profissões da época, as raízes culturais de um povo, os grupos folclóricos são algumas das temáticas apresentadas neste filme, que conta com a participação especial de Alberto João Jardim, Irineu Barreto, Nini Andrade Silva e João Carlos Abreu.

Este é um trabalho que envolveu, entre atores, figuração e equipa técnica, mais de 400 pessoas, e tem a particularidade de contar com uma banda sonora inteiramente original, a cargo do compositor madeirense João Augusto Abreu.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO