Mútua dos Pescadores assinala 75 anos de vida

0
41
DR

DR

Devido a este facto irá realizar uma série de Jornadas do Grupo Mútua, que na prática são sessões de esclarecimento em várias comunidades costeiras, em diversos pontos do país. A primeira aconteceu este sábado, dia 3 de Junho, na cidade da Horta, seguindo-se Peniche a 1 de Julho, para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas, do qual a Mútua é entidade anfitriã das comemorações. A 15 de Julho será a vez de Portimão, a 14 de Outubro do Funchal, a 21 de Outubro em Sesimbra, terminando o ciclo de sessões a 11 de Novembro, em Vila do Conde.

São “75 anos em que sucessivas gerações de dirigentes, trabalhadores e colaboradores, se colocaram ao serviço das comunidades costeiras, da pesca e demais actividades marítimas, dos sectores cooperativo e social, para fazer desta uma organização de referência, incontornável na actividade seguradora em Portugal”, refere a Mútua dos Pescadores em nota remetida à redação.

Desde 1942
Constituída a 27 de Julho de 1942, por iniciativa do Almirante Henrique Tenreiro, a seguradora Mútua dos Pescadores foi criada com o objectivo de abranger as embarcações e pescadores não cobertos pelas três outras mútuas de seguros já existentes (arrasto, bacalhau e sardinha).
À data, a Mútua dirigia-se, sobretudo, à pequena pesca artesanal e funcionava, como as suas congéneres, no âmbito da Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP), um organismo que enquadrava corporativamente todos os pescadores portugueses, obrigados a inscrever-se nas Casas dos Pescadores dos respectivos portos.
Em 1950, o seguro de acidentes pessoais passou a ser obrigatório para a pesca artesanal, instituindo-se o pagamento dos prémios por desconto em lota de uma taxa sobre o valor bruto do pescado, sistema de pagamento que ainda hoje se pratica e que constitui uma das especificidades do seguro na pesca.
Em 1954, foi autorizada a explorar o ramo de acidentes de trabalho, reforçando, deste modo, a protecção social em caso de acidente.
A Mútua, em 2004 adequou os seus Estatutos à forma cooperativa, e, transformou-se na primeira Cooperativa de Seguros de Portugal.

 

g

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!