Natal com Tradição – Municipio da Horta apresenta programa diversificado

0
17
DR/CMH

A Câmara Municipal da Horta apresentou na passada semana o programa do “Natal com Tradição”, que conta este ano com inúmeras atividades entre os dias 01 de Dezembro de 2018 até ao dia 06 de Janeiro de 2019.

A época natalícia no concelho da Horta inicia-se este ano no dia 01 de dezembro de 2018 e terminará a 06 de janeiro de 2019, contando o “Natal com Tradição”, durante este período festivo, com atividades variadas.
Aquando da apresentação da sua programação, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, salientou a multiplicidade de ações dirigidas às famílias do concelho e distribuídas por 37 dias de atividade que irão acontecer.
Para o autarca, “este programa tem como objetivo principal, que os faialenses procurem a baixa citadina, onde se localiza o nosso maior centro comercial ao ar livre”, pelo que o programa tem, por isso, uma forte componente social e económica.
O autarca referiu que este ano se continua a manter uma preocupação com a valorização e preservação das tradições natalícias, dando continuidade aos concursos de presépios e altarinhos, em parceria com o Núcleo Cultural da Horta, bem como ao encontro de ranchos de Natal, no Teatro Faialense.
Por outro lado, José Leonardo Silva destacou a dimensão social e a componente familiar que encerra este “Natal com Tradição” mediante um programa intergeracional diversificado e de dimensão nacional, com ofertas gratuitas de eventos como o espetáculo musical “A Branca de Neve”, no dia 1 de dezembro, a realização de uma parada com cerca de 150 elementos dos Grupos de Dança e filarmónicas da ilha, a 8 de dezembro, ou o Concerto de Ano Novo com a banda “The Lucky Duckies”, a 5 de janeiro.
Realçou ainda o Presidente da Câmara Municipal da Horta o reforço da iluminação de Natal no Largo Duque de Ávila e Bolama, onde se encontra instalada a Árvore de Natal e a Aldeia do Pai Natal, e na Praça da República, onde se desenrolam várias atividades, como o Dia das Montras ou o Concurso de Sopas.
Por seu turno, Davide Marcos, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Horta garantiu que pretende incentivar os seus associados a alargar o período de horário dos seus estabelecimentos e a reforçar a dinamização do concurso de montras, que terá nos dias 1 e 8 de dezembro, ações previstas no programa “Natal com Tradição” que convidam à visitação do comércio tradicional.
“Fazemos um apelo a que os empresários adiram em força às ações previstas e que adotem uma postura mais comercial e estratégica que tire partido do empenho colocado pela Câmara na elaboração deste programa, que resulta numa animação permanente em quase todos os dias”, referiu o Presidente da CCIH.
Para o vereador Filipe Menezes, responsável pelo programa de dinamização, a Câmara Municipal pretende, acima de tudo, chamar as famílias ao centro, através de muitas atividades musicais, cinematográficas e desportivas.
Por outro lado, “este programa teve uma forte preocupação social, com a inclusão e atividades como o mercadinho de natal, que favorece as vendas de instituições de âmbito social, o palco e a feira das boas vontades, para além de uma preocupação ambiental nos utensílios a utilizar no VIII Festival de Sopas do Mercado”, salientou Filipe Menezes. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO