Neuroma

0
20
blank

Joana Lima
Fisioterapeuta
Click Saúde & Bem-Estar

O Neuroma de Morton ou Metatarsalgia de Morton é uma tumefação benigna do nervo interdigital.

Esta patologia muitas vezes é descrita como uma “irritação” e/ou “inchaço” do nervo sensitivo localizado entre as cabeças dos 3.° e 4.° metatarsos (abaixo dos 3.° e 4.° dedos).
O traumatismo recorrente estimula o aparecimento do espessamento do nervo levando ao desenvolvimento do neuroma. Tem maior prevalência entre o sexo feminino e, frequentemente, está associado a fatores mecânicos externos, tais como saltos altos ou sapatos apertados. Esta é uma das razões pela qual o Neuroma de Morton está frequentemente associado ao Hallux Valgus, comumente conhecido como joanete.

Habitualmente, os pacientes manifestam dor plantar intensa, descrita como uma espécie de descarga elétrica. Por norma, a dor surge apenas durante a marcha, especialmente quando se usa calçado mais apertado, aliviando quando se descalçam e colocam os pés sobre uma superfície fria. Há quem refira também uma dor irradiada, ao longo dos metatarsos. Em alguns casos, há pacientes que referem formigueiros e parestesias nos dedos atingidos pelo nervo sensitivo afetado.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura