Nova lancha de pilotos inaugurada hoje

0
5

Com o nome do primeiro capitão-donatário do Faial, “Josse Van Hurtere”, foi inaugurada, na manhã de ontem, a nova lancha de pilotos da Portos dos Açores (PA). A cerimónia de inauguração foi presidida pela secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, e decorreu no novo terminal de passageiros.

Destinada a assegurar o serviço de pilotagem, as suas características permitem também auxiliar a prestação de pequenos reboques, apoiar a evacuação de tripulantes de navios e prestar auxílio em operações de salvamento e deslocação de doentes entre as ilhas do Triângulo.

Na ocasião, a secretária regional referiu que esta embarcação visa “melhorar as operações marítimas no Porto da Horta”, com vista a que o mesmo “se continue a afirmar como elemento essencial para o transporte marítimo” no Triângulo.

Luísa Schanderl enalteceu as recentes intervenções de que o Faial foi alvo, referindo-se à inauguração do novo terminal de passageiros como um investimento de grande importância para o transporte marítimo.

Para a governante, “a concretização desta estratégia na Economia do Mar será decisiva no futuro”, numa altura em que existe “uma grande incerteza, do ponto de vista económico”.

A “lancha Josse Van Hurtere” foi construída nos estaleiros de Safahaven Marine, na Irlanda, tem 11,7m de comprimentos e vem equipada com um motor Volvo D9 que permite atingir uma velocidade de 25 nós. Esta lancha custou 541 mil euros e foi adquirida pela PA no âmbito de um processo que compreendeu a construção de outras três lanchas idênticas, destinadas a operar nos portos das Velas, São Roque e Lajes das Flores, num investimento total de 2.164 mil euros. 

A embarcação foi baptizada por Simone Silveira Rodrigues, distinguida como uma das melhores alunas do secundário da Escola Manuel de Arriaga no ano lectivo de 2011/2012.

 

.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO