Nova realidade poderá ser prenúncio para o fim da participação na 2.ª Fase dos Nacionais…

0
16

É já esta época que o apuramento do Campeão Regional de Clubes nos escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores conhecerá novos módulos. Passará a ser disputado em fase concentrada numa só ilha e durante um fim de semana. No que toca aos Iniciados e Juvenis este novo modelo de disputa é inédito, recordo que o apuramento de Campeão Regional no escalão de Iniciados acontece desde a época 1998-99, já o de Juvenis desde a época 1988-89. Até à época transacta foram ambos sempre disputados no sistema todos contra todos e a duas voltas, sendo que o clube a actuar na condição de visitado jogava na sua ilha e no seu reduto. Já no que concerne ao escalão Júnior, esta forma de disputa é um regresso às origens, pois aquando do seu arranque na época de 1981-82 e até à época de 1983-84 o apuramento de Campeão era disputado exactamente nestes módulos ou seja, em fase concentrada disputada numa só ilha e durante um fim de semana. A título meramente enunciativo/curioso, recordo que o 1.º Título Regional de Juniores foi disputado na cidade da Ribeira Grande, tendo como participantes o Atlético Campeão da AFH, Angrense Campeão da AFAH e Benfica Águia Campeão pela AFPD, tendo a turma “anfitriã” conquistado o ceptro. A partir da época de 1984-85 passou a ser disputado de forma “clássica”, todos contra todos a duas voltas, com o clube que actuava na condição de visitado a jogar na sua ilha e no seu campo. No entanto neste escalão de Juniores foi-se mais longe e entre as épocas de 1995-96 a 1999-2000 o apuramento de Campeão passou a englobar dois representantes de cada Associação de Futebol, nomeadamente, o campeão e o 2.º classificado que avançavam para um Campeonato Regional a 6, no sistema de todos contra todos a duas voltas, totalizando 10 jornadas.

Relativamente à época que agora arranca com este padrão de disputa, o Regional no escalão de Iniciados será disputado na ilha do Faial, a ilha de São Miguel acolherá o apuramento de Campeão no escalão de Juvenis, já o apuramento de Campeão no escalão de Juniores acontecerá na ilha Terceira.

Há muito que se vem vaticinando o fim da participação dos Campeões Regionais da Formação na 2.ª Fase dos Nacionais. Esta nova realidade interna poderá ser o prenúncio para o fim desta mesma participação, à muito profetizada.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO