Novo miradouro do Vale das Furnas está concluído

0
9
DR

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações visitou hoje os trabalhos de conclusão do novo miradouro do Vale das Furnas, em São Miguel, executado por administração direta, com um investimento de cerca de 15 mil euros.

Esta estrutura, construída de raiz em 30 dias, localiza-se numa área adjacente à Estrada Regional n.º 2-1.ª, nas Pedras do Galego, salientando Frederico Sousa que “tem o propósito de oferecer uma vista sobre o vale das Furnas, antes de se descer ao vale”.

A intervenção consistiu em criar um pequeno espaço de paragem de curta duração para desfrutar a vista, oferecendo sete lugares de estacionamento.

A obra foi adaptada ao local, tendo sido utilizados na sua construção apenas materiais naturais, como bagacinas e madeira.

“Esta pequena infraestrutura substitui uma pré-existência localizada cerca de 400 metros mais abaixo, construída pela antiga Junta Geral, a qual não dispõe de qualquer estacionamento”, referiu o Diretor Regional, acrescentando que naquele local a vista está a ser obstruída por árvores localizadas num terreno privado.

“Considerando estes constrangimentos, este antigo espaço é substituído pelo miradouro da Vista do Vale, sendo que o existente não será destruído, ficando preservado para memória futura”, acrescentou.

Esta obra insere-se numa estratégia de requalificação e criação de novos pontos de interesse turístico, de forma também a descentralizar e diminuir a carga que se verifica em alguns pontos de observação mais emblemáticos.

O Diretor Regional adiantou que, no decurso deste ano, “está ainda prevista a intervenção no miradouro do Pisão, com vista sobre a Caloura, tendo também já sido iniciados os trabalhos de requalificação do miradouro do Salto do Cavalo, também no concelho da Povoação”.

Até ao final da presente legislatura, o Governo dos Açores pretende investir mais de um milhão de euros nos miradouros localizados em zonas adjacentes da Rede Viária Regional.

A par de requalificações já efetuadas em alguns locais, como o Pico do Ferro, a Vista do Rei e a Barrosa, em São Miguel, estão ainda previstas para este ano intervenções em locais similares nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Flores e Pico.

O Governo dos Açores, para além da requalificação e criação destas infraestruturas, pretende colocar em produção a plataforma e aplicação móvel do Roteiro dos Miradouros até ao início do segundo semestre deste ano.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO