O Açores Geoparque Mundial da UNESCO assinala 10 anos, desde a entrada na Rede Europeia de Geoparques em 2013

0
19
blank

Fonte: Açores Geoparque

Foi a 21 de março de 2013 que o Geoparque Açores passou a integrar a Rede Europeia de Geoparques, tornando-se assim o 53º membro da Rede Europeia de Geoparques. Consequentemente integrou também a Rede Global de Geoparques, sendo o 3º geoparque português na Rede.

A integração do Geoparque Açores na Rede Europeia e Global de Geoparques permitiu reforçar as interligações entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais do arquipélago, bem como criar uma sinergia com os restantes geoparques das redes.

Apesar da entrada na Rede ter sido em 2013, o percurso do Geoparque Açores começou em 2008, aquando da apresentação da proposta de criação do mesmo, por parte de um grupo de geólogos. Esta proposta surgiu por base no grande reconhecimento da geodiversidade e valor internacional do património geológico existente nos Açores, bem como a relação tradicional e quotidiana dos açorianos com os seus vulcões. Posteriormente, em 2008, foi assumida a intenção da criação do Geoparque Açores, por parte do Governo Regional dos Açores.

Foi assim que em 2010, foi criada a estrutura de gestão do geoparque, a GEOAÇORES-Associação Geoparque Açores, onde foi feita, em 2011, a candidatura do Geoparque Açores à Rede Europeia de Geoparques, na sede da UNESCO em Portugal, tendo esta sido aprovada em 2013.

O Geoparque Açores constituiu-se assim como o primeiro Geoparque verdadeiramente arquipelágico, com o mote “ 9 ilhas – 1 geoparque”. É dado a este carácter arquipelágico que o Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas 9 ilhas e zona marinha envolvente, aliando uma estratégia de geoconservação, a políticas de educação e sensibilização ambientais, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável, baseado no geoturismo.

Desde a integração do Geoparque Açores na Rede Europeia de Geoparques, foi criado, em 2015, o Programa Internacional de Geociências e Geoparque da UNESCO e posteriormente os Geoparques Mundiais da UNESCO, dos quais o nosso geoparque faz parte, passando este a denominar-se de Açores Geoparque Mundial da UNESCO.

Desde então já decorreram 2 avaliações desta designação no território do Geoparque Açores, em 2017 e em 2021, sendo que este ano aguarda-nos um novo desafio, a missão de reavaliação que está em curso.

10 anos de “Sabores, aromas e experiências!”

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!