O que é uma boa escola?

0
14
TI

Como identificá-la? Como saber se a escola produz efeitos no desempenho e desenvolvimento das crianças e dos jovens que a frequentam? Por que razão as escolas se focam, sobretudo, na avaliação dos resultados escolares e deixam de lado os processos informais e culturais onde os estudantes se inserem, isto é, o seu contexto sociocultural? Por que razão a escola não produz efeitos na aprendizagem de alguns alunos e justificam níveis de insucesso escolar injustificáveis? Como tornar as escolas organizações preocupadas com o conhecimento, o sucesso de todos, isto é, com a justiça e com a equidade? Como combater o pessimismo sociológico e o determinismo estrutural e cultural (isto é, a ideia de que a escola é impotente para contrariar as diferenças sociais existentes), e trazer uma nova esperança às crianças, aos jovens, aos professores e aos pais?

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO