O Quintal – Câmara Municipal implementa o projeto na Escola do Pasteleiro

0
38
TI

TI

No âmbito das hortas pedagógicas, a Câmara Municipal da Horta lançou o projeto “O Quintal”, que permite que as crianças tenham a oportunidade diária de acompanhar todo o processo de cultivo.

No âmbito das hortas pedagógicas, a Câmara Municipal da Horta, em parceria com os Serviços de Desenvolvimento Agrário do Faial, desenvolveu em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, o projeto “O Quintal”, nas vertentes familiar e comunitária com o objetivo dar aos munícipes que não possuíam terrenos próprios a oportunidade de cultivarem e consumirem os seus produtos agrícolas.
Porém, este ano, deu um passo em frente, com a horta pedagógica, lançando o projeto às escolas do concelho, começando pela Escola do Pasteleiro que, na passada sexta-feira, plantou as primeiras árvores de fruto no seu quintal e que mais tarde serão acompanhadas por outros produtos hortícolas.
Segundo a Vereadora Ester Pereira, com a implementação deste projeto nas escolas, destinado às crianças do pré-escolar, nomeadamente à sala dos 5 anos, pela “maturidade que eles já têm e pelo conhecimento que lhes é transmitido” pelas educadoras, as crianças têm a oportunidade de, no dia-a-dia, cuidarem do que cultivaram e plantaram.
A vereador avançou ainda que o objetivo final, será de as crianças consumirem os produtos que recolheram e de fazer uma sopa com as hortícolas que plantaram.
Em declarações ao Tribuna das Ilhas, a educadora Dina Melo salientou a importância que este projeto tem para as crianças visto que “apesar de a nossa cidade ainda ser um bocadinho rural são crianças que têm pouco contacto com a terra, com os animais, com este tipo de atividades”.
“É importante que eles saibam que as coisas não aparecem por milagre nos supermercados, qual é o processo de cultivo, de tratamento e de recolha dos produtos que eles consomem”, explicou.
Para além da Escola do Pasteleiro, também as outras escolas e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial que se inscreveram neste projeto, terão um quintal para que possam trabalhar, quer no seu próprio terreno, quer num terreno destinado pela CMH.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!