“Os compromissos do Governo da República com os Açores são uma mão cheia de nada”

0
11

“Os compromissos do Governo da República com os Açores são uma mão cheia de nada”. Em 2016, António Costa veio aos Açores anunciar uma série de compromissos com a Região, mas a poucos meses do fim da legislatura na Assembleia da República, muitas promessas estão por cumprir, nomeadamente a instalação de radares meteorológicos, a construção do novo estabelecimento prisional de São Miguel, a constituição do Observatório do Atlântico no Faial, a colocação na Região de uma segunda tripulação para os helicópteros da Força Aérea, entre outras.

“Não deixa de ser curioso que António Costa, enquanto primeiro-ministro, não mais tenha vindo aos Açores para inaugurar tanta obra prometida”, disse o deputado do BE.

Num debate de urgência promovido pelo Bloco de Esquerda sobre o incumprimento dos compromissos do Governo da República com os Açores, António Lima lamentou que o Governo Regional e o PS tenham optado por alijeirar esta situação e colocar em primeiro lugar “o interesse partidário”.

“É por isso que o lema “os Açores primeiro” deu lugar ao silêncio do Partido Socialista e do Governo Regional”, disse o deputado do BE.

António Lima apontou ainda outros exemplos de compromissos que não foram cumpridos, como a alteração da Lei do Mar para reforçar os poderes da Região, a alteração ao modelo de subsídio de mobilidade entre os Açores e continente, ou a majoração dos apoios sociais aos trabalhadores que foram despedidos da fábrica da Cofaco do Pico.

O líder da bancada do BE salientou as medidas importantes implementadas pelo Governo da República que decorreram do acordo celebrado entre o Bloco de Esquerda e o PS e que foram todas cumpridas: descongelamento de pensões, reposição de feriados, combate à precariedade através do PREVPAP que permitiu a integração de 25 mil trabalhadores, descongelamento de carreiras, aumento do salário mínimo, fim dos cortes nos apoios sociais.

“As pessoas sabem que estas medidas do Governo da República foram acordadas com o Bloco de Esquerda e foram cumpridas”, salientou.

Por outro lado, o debate realizado hoje no parlamento demonstrou as inúmeras falhas do Governo da República para com os Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO