Os dias maiores a espiritualidade açoriana

0
37
blank

De sábado a 3.ª-feira as freguesias dos Açores enchem-se de devoção do Divino Espírito Santo. A tradição tipicamente portuguesa encontra nos Açores um dos seus últimos redutos. Pelo mundo, especialmente na América do Norte e no Brasil, os frutos deixados por emigrantes açorianos fazem com que se unam ao arquipélago de origem no culto à terceira pessoa da Santíssima Trindade, segundo a tradição católica.

Seja por via das condições insulares seja por resposta aos inúmeros cataclismos naturais, o povo açoriano quer sejam mais ou menos católico praticante, encerra em si uma vivência religiosa particular. A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres e ao Divino Espírito Santo (DES) encimam qualquer outra. Esta última celebra-se 50 dias após a Páscoa, Dia de Pentecostes, altura em que de acordo com a história católica o Espírito Santo desceu sobre a Virgem Maria e os apóstolos.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

blank

Coroa dos pescadores da Feteira

A despesa deste serviço, que é avultada não afronta assim duma maneira penosa os irmãos do Império, porquanto durante todo o ano, do monte, ou do produto da pesca de cada lancha, é aplicado uma soldada para este fim a qual o mestre vai lançando num mealheiro, para a qual concorrem as possantes lanchas empregadas na carga e descarga dos navios, na Baia da Horta, e tripuladas por marinheiros daquela freguesia.

A máxima devoção das gentes da Feteira, assim como a generalidade dos habitantes das freguesias rurais da ilha é para o Sagrado Paráclito, traduzida nas graciosas festas efetuadas nos sete domingos que se seguem à Páscoa quase sempre em cumprimento de promessas, não raro dos filhos desta ilha que regressam de estranhos países sobretudo da América e Brasil ou então que tem andado embarcados, visitando longínquas paragens na pesca da baleia.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura