Os horizontes de um Geoparque

0
66
blank
Sonia PAN

O Geoparque Açores integra, desde 2013, a Rede Europeia e Global de Geoparques, um reconhecimento patrimonial que concede uma valorização do “geoproduto” regional e o seu valor identitário. Corresponde a 13 000 Km2 de área, incluindo todo o cenário marinho, mas também valores culturais de referência, como património edificado, etnográfico e imaterial.

Possui 121 geossítios dispersos pelas 9 ilhas que constituem uma expressão da geodiversidade do arquipélago, salvaguardando uma memória geológica. Entre eles te-mos locais icónicos no Faial como o Monte da Guia e Porto Pim, Caldeira ou Vulcão dos Capelinhos.

A classificação não é meramente formal e acarreta obrigações por meio de aplicação de políticas públicas estratégicas.

Os objectivos destas estratégias devem priorizar a integridade natural e ambiental; a significância científica, cultural, geológica, paisagística e histórica através de mecanismos para a educação patrimonial destes núcleos de memória da terra. Os geoparques são exemplos de como a conservação ambiental deve incluir a geoconservação e de como o turismo e o crescimento sustentável devem ter um papel relevante.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!