PAN defende a implementação do Rendimento Básico Incondicional nos Açores

0
9

Dário Rosa vai ser o cabeça de lista do PAN Açores pelo círculo eleitoral da ilha do Faial. Natural da Horta, Escultor e Pintor, desde cedo se interessou pelos animais e pelas preocupações ambientais, principalmente pelos problemas relacionados com o mar. Gosta de navegar e é praticante e guia de mergulho. Apresenta-se como cabeça de lista pelo Faial, por acreditar que é possível um modo de vida sustentável, justo e livre de preconceitos.

 

Quais são os principais projetos que o seu partido gostaria de ver implementados na ilha do Faial?
Atendendo as particularidades da Ilha do Faial, nomeadamente ser a ilha mais visitada por turistas velejadores, assim como receber um significativo número de outros turistas, urge promover o turismo de natureza através de atividades que têm como objetivo desfrutar da natureza por si e não retirar ou danificar algo integrante da mesma.
Uma das atividades turísticas que tem vindo a crescer é o mergulho, que se deve essencialmente às reservas marinhas existentes. Para garantir este crescimento, sustentabilidade e satisfação dos turistas e locais é fundamental a criação de mais reservas para permitir a repovoação e recuperação de habitats/ecossistemas outrora existentes.
Torna-se também necessário haver um redireccionamento do fluxo do turismo nos pontos turísticos mais frequentados para outros pontos de interesse, reduzindo a degradação dos trilhos e das zonas envolventes pela presença de massas.
Outra área que deve ser potenciada na ilha é a agricultura biológica, pelo impacto positivo que tem na Saúde das pessoas, na economia e sustentabilidade da ilha. Assim sendo, temos como medida a redução do IVA nos produtos biológicos e locais por forma a potenciar a produção e consumo dos mesmos. Ainda, queremos restringir o acesso a produtos herbicidas e pesticidas, promovendo a sua substituição por métodos naturais (como exemplo o uso de água salgada para a remoção de ervas daninhas).

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO