PAN defende o reforço de efectivos da PSP e majoração do Subsídio de Risco

0
30
blank

Ponta Delgada, 24 de Janeiro de 2022 – Ana Teixeira, candidata do PAN pelo círculo eleitoral dos Açores às eleições legislativas de 2022, reuniu-se hoje com a SINAPOL – Sindicato Nacional da Polícia.

Dentre as principais necessidades sentidas e manifestadas pela SINAPOL, a falta de efectivos nos Açores é a que merece maior preocupação, considerando que os Açores têm, no mínimo, um défice de 200 efectivos, havendo esquadras, inclusivamente a da Ponta Delgada, que ficam reduzidas a um agente, em certos momentos do dia, o que compromete não só a segurança da população, mas também a dos próprios agentes.

Para o PAN/Açores esta é uma lacuna já há muito evidente, e que mereceu, também, a entrega de uma Anteproposta de Lei que requer ao Governo da República o reforço de efectivos na Região Autónoma dos Açores, mas que, por ora, ainda não obteve qualquer resposta. A situação é ainda mais preponderante, quando existem mais de 70 agentes da PSP que pretendem exercer a sua profissão nos Açores, e aqui se fixarem e constituírem família, mas que ainda aguardam resposta ao pedido de transferência para o Comando Regional dos Açores, havendo um claro bloqueio por parte do Ministério da Administração Interna.

Foram também abordadas as condições laborais dos agentes da PSP, no que concerne à atribuição do subsídio de risco e ao nível do fardamento. Para a candidata do PAN “É inaceitável que os agentes da PSP, para que possam exercer a sua profissão, tenham que assumir, quase na sua totalidade, os custos inerentes à aquisição do fardamento. Os agentes estão a pagar para poderem trabalhar!”

Ana Teixeira acusa, ainda, a tutela de promover uma discriminação na atribuição do subsídio de risco aos agentes da PSP e guardas da GNR, quando comparados com os inspectores da Polícia Judiciária e dos Serviços de Estrangeiros e Fronteira. Ana Teixeira defende uma majoração do subsídio de risco para os agentes da PSP, de forma a esbater a diferença que existente entre estas forças de segurança.

A candidata do PAN no final da reunião com a SINAPOL, afirmou “O PAN assume o compromisso de promover a diminuição das desigualdades no tratamento dado entre forças de segurança, relativamente atribuição do subsídio de risco e de assegurar o reforço de agentes da PSP no Comando Regional dos Açores”.