Parque de invernagem e reparação naval

0
82
blank

No passado dia 01 de março de 2023, a Comissão Política de Ilha do Faial afirmou que o principal compromisso assumido com os faialenses era defender os investimentos estruturantes para a ilha do Faial. Não sendo conclusivo o investimento a fazer no Porto da Horta ao nível do mar, o PSD/Faial afirmou em comunicado que era determinante avançar com as obras em terra, incluindo-se o parque de invernagem e de reparação naval do Faial.

Por isso, a publicação no Jornal Oficial de 22 de março de 2023 do anúncio do concurso público para a execução da empreitada de realização de infraestruturas enterradas e vedação do terreno da Antigo Pedreira do Porto da Horta, na ilha do Faial, no montante de 350.000,00€, com um prazo de execução de 6 meses, dá o primeiro passo na concretização de tão importante obra.

Deste modo, o PSD / Faial congratula a Portos dos Açores, S.A. pelo seu manifesto interesse em desbloquear e avançar com este investimento, definitivamente.

Para o PSD/Faial, este investimento é determinante na valorização da economia azul na ilha do Faial, pois proporciona a todos um espaço próprio e dedicado a ações de reparação, manutenção e invernagem de embarcações de recreio, através da criação de um espaço adequado, com condições técnicas, que potenciam e salvaguardam as boas práticas ambientais e em segurança, para parquear e apoiar embarcações de recreio, em terra.

Este investimento estratégico, assumido financeiramente pela empresa Portos dos Açores, S.A, traz solução a problemas locais antigos, nomeadamente o saneamento da lixeira a céu aberto anteriormente existente na antiga Pedreira, pela edificação de um parque dedicado a servir a enorme comunidade náutica existente, assim como por permitir apoiar com francas e melhores condições técnicas os muitos aventureiros náuticos que nos visitam por mar, todos os anos.

Este investimento permitirá ainda o reordenamento futuro e limpeza do Largo Manuel de Arriaga, valorizando-o, sendo que o estudo de viabilidade económico faz antecipar que se torne rapidamente num forte polo de desenvolvimento económico da nossa Ilha Mar, sendo de prever a sua potencial expansão a médio prazo.

Os investimentos em terra, estratégicos, devem resultar em prol das suas comunidades e são potenciadores de outros investimentos no mar.

Os compromissos assumidos são compromissos cumpridos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!