Parque Infantil das Angústias mais inclusivo

0
16
TI/SG

TI/SG

Integrado no projeto “Presentes no Concelho”, que esta semana está a decorrer na Freguesia das Angústias, foram inauguradas na manhã de segunda feira, as obras de requalificação do Parque Infantil daquela freguesia. 

Depois desta obra de requalificação, levada a efeito pela Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal da Horta, este parque infantil com mais de 20 anos, passa a contar para além dos equipamentos infantis, com um novo espaço de lazer, equipado com um circuito de manutenção física.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Autarquia, José Leonardo Silva, do Presidente da Junta de Freguesia das Angústias José Rodrigues da Costa, dos vereadores e de representantes de entidades da freguesia. Destaque ainda para a presença dos utentes da APADIF.
Segundo o presidente do executivo camarário as obras de requalificação deste parque rondam os 35 mil euros destinados à segurança e a equipamentos acessíveis a todas as crianças com diversos tipos de deficiência.
José Leonardo Silva adiantou ainda que a autarquia fez um investimento na rede de parques infantis no Concelho no valor de cerca de 425 mil euros com o objetivo de torná-los mais inclusivos.
“Estes parques dão essa resposta para todos os que os que tem deficiência, são para toda a gente, e por isso a Inclusão está de facto neste grande investimento da Câmara Municipal”, disse.
O presidente da Câmara pretende ainda que estes equipamentos se tornem nos “centros das freguesias” onde pais, avós e netos possam conviver, fomentando assim a inter geracionalidade.
“Também queremos que estes parques tenham outra função nas freguesias, que consigam, agregar a comunidade mais jovem e os pais, como centros locais de conversas, de vivencias uns com os outros e também ter uma função Inter-geracional, que é o que vai acontecer aqui, onde os pais podem fazer exercícios físicos enquanto os filhos estão a brincar”, afirmou.
O autarca esclareceu ainda que a rede de parques infantis, surgiu no âmbito das reuniões realizadas ao abrigo do projeto “Presentes no Concelho” que percorre todas as freguesias e que tem em vista promover a proximidade com as populações. “Foi no “Presentes no Concelho” que nós observamos a necessidade de investir, em todo o concelho, numa rede de parques infantis que desse resposta no fundo às necessidades das pessoas”, salientou.
Na ocasião, José Costa, defendeu que “este é o parque infantil mais seguro e melhor da ilha do Faial”, uma vez que é fechado o que permite às crianças brincarem em segurança.
O presidente da Junta lembrou ainda que este é um investimento da Freguesia das Angústias, no qual a CMH é parceira, que veio remodelar “este parque antigo” e cujos “aparelhos já estavam muito degradados”, sustentou. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO