Património literário contribui para dinamizar relação entre a diáspora e os Açores

0
17
blank

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, nos Estados Unidos da América, que a oferta de bibliotecas de temática açoriana a diversas entidades da diáspora resulta do “compromisso do Governo dos Açores em promover a Língua Portuguesa e divulgar o património literário existente no arquipélago”.

“Após um ano da inauguração do Portuguese Beyond Borders Institute, notamos que este é um projeto que tem contribuído para uma nova dinamização no relacionamento entre a diáspora e a Região, bem como para aprofundar o conhecimento da comunidade açoriana residente na Califórnia”, referiu Paulo Teves.

O Diretor Regional falava quarta-feira na inauguração da secção de livros de temática açoriana oferecida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, à Biblioteca Henry Maden, da California State University, em Fresno.

“Com este novo espaço, que congrega mais de 500 livros e 80 títulos de CD e DVD de literatura, ciências sociais, música, documentários, entre outras, de autores açorianos ou de temática açoriana, temos a convicção de que será uma importante ferramenta de valorização académica e de maior conhecimento da terra de origem – Açores –  da maioria da comunidade portuguesa existente na Califórnia”, salientou.

Na sua intervenção, Paulo Teves referiu que, “nos últimos anos, o Governo dos Açores tem oferecido diversas bibliotecas a universidades e institutos dos EUA, Canadá, Brasil e Bermuda, por considerar que através desses espaços se consegue também atingir um maior e mais diversificado público”.

No evento, que contou com a presença de Saúl Jiménez Sandoval, Vice-Presidente da California State University, Paulo Teves relevou o apoio desta academia ao Portuguese Beyond Borders Institute, que, com o trabalho desenvolvido, tem permitido “a criação de novas pontes de relacionamento entre os Açores e a diáspora e contribuído para a afirmação da diáspora e da Região Autónoma dos Açores”.

“Apraz-nos registar o reconhecimento da comunidade açoriana ao trabalho que a Universidade da Califórnia em Fresno tem dedicado e que pretende ainda intensificar a sua ação interdisciplinar”, disse Paulo Teves, referindo-se à criação do Azores Diaspora Center no Portuguese Beyond Borders Institute, anunciado pelo seu diretor, Diniz Borges.

O Portuguese Beyond Borders Center, inaugurado em 2019 pelo Presidente do Governo dos Açores, tem como objetivos valorizar e divulgar o conhecimento de Portugal no mundo, promovendo a comunidade residente no Estado da Califórnia, através de uma diversidade de áreas, nomeadamente a economia, a ciência política, a história, a língua e a cultura.

Ainda na quarta-feira, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se com diversos dirigentes associativos da cidade de Tulare, num evento organizado pela Tulare-Angra Sister City Foundation, proferindo ainda uma conferência sobre a Diáspora Açoriana, que contou com a presença do Presidente da Universidade da Califórnia, em Fresno, Joseph Castro, e do Congressista dos EUA, Jim Costa.