Paulo Moniz questiona “concorrência direta” da TAP na rota Ponta Delgada-Boston

0
10

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz questionou hoje o Governo da República sobre a “concorrência direta” que a TAP fará à SATA na rota Ponta Delgada-Boston, lembrando que a companhia aérea portuguesa receberá apoios de programas públicos para efetuar a operação.

Em requerimento enviado ao Ministro da Economia, o deputado social-democrata açoriano salientou que a TAP receberá do Turismo de Portugal, através do programa VIP.pt, que visa a promoção e captação de rotas aéreas de operações turísticas, incentivos financeiros para operar na ligação entre Ponta Delgada e Boston.

“Recorde-se que a SATA, através da sua subsidiária SATA Internacional – Azores Airlines, há muito opera na rota Ponta Delgada / Boston, sem receber quaisquer contrapartidas ou incentivos de programas públicos”, sublinhou.

Segundo Paulo Moniz, está em causa “uma rota consolidada na operação da SATA e à qual a companhia açoriana possui uma ligação histórica, visto tratar-se de uma ligação aérea que serve a vasta comunidade emigrante residente na costa leste do Estados Unidos da América”.

Para o deputado do PSD/Açores, “o Governo da República paga à TAP, através do programa VIP.pt, para concorrer diretamente a partir de julho com a SATA na ligação entre Ponta Delgada e Boston, uma rota há muito consolidada da companhia aérea dos Açores”.

No requerimento enviado ao Ministro da Economia, o deputado açoriano solicitou informação sobre os montantes e duração dos apoios públicos à TAP para operar na rota Ponta Delgada-Boston.

O parlamentar social-democrata pediu igualmente ao Governo da República informações sobre todos os apoios públicos, ao abrigo do programa VIP.pt, concedidos para rotas de e para os Açores.

Recorde-se que, a 27 de novembro de 2019, a Secretária Regional do Turismo afirmou que a TAP iria receber esses apoios, no âmbito do programa VIP.pt, para o lançamento, em 2020, de uma nova operação nesta rota.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO